faixa - nao remover

PETROBRÁS ANUNCIA NOVA POLÍTICA DE PREÇOS PARA GÁS DE COZINHA E FAZ REAJUSTE DE 6,7%

liquiga-botijao gasO gás de cozinha vai ficar mais caro a partir de quinta-feira (8). A Petrobrás anunciou a aprovação de uma nova política para calcular o preço do combustível e informou que haverá um reajuste de 6,7% já nesta semana, com a previsão de encarecer em R$ 1,25 cada botijão.

De acordo com a estatal, o novo modelo de cálculo foi baseado em uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que permite “preços diferenciados e inferiores aos praticados para os demais usos ou acondicionados em recipientes de outras capacidades”, referindo-se ao gás liquefeito de petróleo (GLP) destinado “exclusivamente a uso doméstico em recipientes transportáveis de capacidade de até 13kg”.

Com isso, a métrica para chegar ao preço parte da média mensal das cotações do butano e do propano no mercado europeu (“Butane NWE CIF ARA”e “Propane NWE CIF ARA”) convertida em reais pela média diária das cotações de venda do dólar, conforme divulgada pelo Banco Central, acrescida de uma margem de 5%.

A partir de julho, estes reajustes serão definidos sempre no dia 5 de cada mês, sendo que ajuste anunciado para junho foi aplicado sobre os preços praticados pela Petrobrás sem incidência de tributos, ainda na refinaria.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of