PETROBRÁS ANUNCIA NOVOS RECORDES DE PROCESSAMENTO DE GÁS E PRODUÇÃO OPERADA DE ÓLEO
Novos recordes para a estante da Petrobrás. A petroleira anunciou nesta semana que as unidades de processamento de gás natural de Caraguatatuba (UTGCA) e Cabiúnas (UTGCAB) bateram recorde de processamento de gás do pré-sal da Bacia de Santos, em setembro. Segundo a companhia, foi alcançada a marca de 28,96 milhões m³ por dia de gás durante o mês, superando o recorde anterior de 27,27 milhões m³ diários atingido em março de 2022.
O gás do pré-sal representa 77% do total recebido nessas unidades de processamento. As plantas recebem produtos oriundos dos campos de produção em mar, tanto do pré-sal quanto do pós-sal, a partir de gasodutos que interligam os campos de produção em mar até as unidades em terra.
A Petrobrás revelou ainda que bateu recorde trimestral de produção operada de óleo e gás no terceiro trimestre deste ano, com a marca de 3,98 milhões de barris de óleo equivalente por dia. O valor é 7,8% acima na comparação com o registrado no segundo trimestre. Além disso, a estatal alcançou recorde mensal de produção operada em setembro, com o volume de 4,1 milhões de barris de óleo equivalente por dia, 6,8% superior ao registrado em agosto. Por fim, a petroleira também apurou um recorde mensal da produção operada do pré-sal em setembro, quando atingiu a marca de 3,43 milhões de barris de óleo equivalente por dia naquela camada.
Segundo a empresa, esse resultado se deve principalmente ao crescimento da produção das plataformas Almirante Barroso, que opera no campo de Búzios, e P-71, no campo de Itapu – ambas no pré-sal da Bacia de Santos – e das unidades Anna Nery e Anita Garibaldi, nos campos de Marlim e Voador – que operam na Bacia de Campos. Outro fator relevante foi o menor número de paradas para manutenção das plataformas no período.
“No ano em que a Petrobrás completa 70 anos, temos muitos motivos para celebrar. Batemos recordes trimestral e mensal de produção operada e nossos resultados comprovam a alta produtividade do pré-sal, esse gigante que coleciona resultados excepcionais. Além disso, desde dezembro do ano passado, já colocamos em operação quatro novas plataformas de produção”, comemorou o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.
Deixe seu comentário