PETROBRÁS RETORNA AO SETOR DE ETANOL COM INVESTIMENTO DE US$ 2,2 BILHÕES E BUSCA PARCEIRO PARA “JÁ COMEÇAR GRANDE” NESSE MERCADO
A Petrobrás está negociando com grandes produtores de etanol no Brasil para criar uma joint venture e atuar nesse setor. Com o novo planejamento estratégico da empresa, revelado ontem (21), a meta agora é retomar a produção de etanol e disputar um papel de destaque nesse mercado. A novidade foi detalhada pela diretoria da companhia hoje (22), durante entrevista coletiva, no Rio de Janeiro. Vale lembrar que a estatal já operou nesse segmento, mas vendeu seus ativos durante governos passados, quando a orientação era diminuir o campo de atuação da Petrobrás e focar apenas em petróleo e gás.
O retorno ao mercado de etanol é um dos principais destaques do plano de negócios da Petrobrás para o período de 2025 a 2029, direcionando US$ 2,2 bilhões para esse nicho de negócio. A presidente da petroleira, Magda Chambriard, disse que essa retomada ao segmento “respeita o DNA da empresa”, já que possui toda a infraestrutura necessária para produzir e movimentar combustíveis. “A Petrobrás já tem o DNA da molécula. Para nós, o elétron é mais desafiador. Já contamos com um parque industrial preparado para trabalhar com molécula, e é por isso que estamos retomando nossas operações no setor de etanol, com a meta de nos tornarmos um operador relevante no mercado brasileiro de etanol“, declarou Chambriard.
O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobrás, Maurício Tolmasquim, destacou que a companhia está buscando fechar parcerias e criar uma joint venture para acelerar sua retomada no setor de etanol. “A ideia é já começar grande, sem partir do zero. Estamos analisando as duas principais rotas de produção, a partir da cana-de-açúcar e, principalmente, do milho, que tem mostrado um crescimento significativo no Brasil e se consolidado como uma alternativa promissora“, afirmou Tolmasquim.
A estratégia da Petrobrás leva em conta a previsão de que a gasolina perderá participação no mercado de combustíveis automotivos ao longo da próxima década. Diante disso, investir no principal concorrente, o etanol, surge como uma maneira natural de proteger sua posição e evitar perdas de mercado. “Vemos que essa estratégia [de retomada ao setor de etanol] pode ser implementada de forma muito rápida. Basta firmarmos um acordo estratégico, estabelecer a nova empresa e, a partir disso, a Petrobrás já contará com um ativo relevante em etanol no seu portfólio“, acrescentou Tolmasquim.
O plano de longo prazo da Petrobrás continua priorizando petróleo e gás, mas busca diversificar suas fontes de energia para assegurar relevância diante do declínio na demanda por combustíveis fósseis. A nova estratégia destaca uma ênfase maior nos biocombustíveis líquidos, como o etanol, em detrimento da geração de eletricidade por meio de usinas eólicas ou solares. Mesmo assim, a empresa anunciou a intenção de entrar no segmento de geração renovável até 2029, com US$ 4,3 bilhões em investimentos.
O novo planejamento da petroleira tem ainda outros projetos e estudos envolvendo biocombustíveis produzidos por diferentes rotas tecnológicas, com destaque para plantas dedicadas de Bioquerosene de Aviação – BioQav (SAF) e Diesel 100% renovável (HVO) via rota HEFA (Hydroprocessed Esters and Fat Acids), além de estudos de ATJ (Alcohol to Jet), rota para produção de SAF através do processamento de etanol. Também estão em avaliação projetos de biorrefino em parceria com a Refinaria Riograndense e com a Acelen.
Deixe seu comentário