PETROBRÁS APRESENTA ESTRATÉGIA PARA PRODUÇÃO EM ÁGUAS PROFUNDAS NA OTC
HOUSTON – Durante o painel da Deepstar na OTC, “Global Deepwater Technology Development”, que teve a apresentação da gerente executiva de Engenharia de Produção da área de Exploração e Produção da Petrobrás, Solange da Silva Guedes, foi destacada importância da integração entre empresas operadoras de campos de petróleo e gás em águas profundas, universidades e fornecedores para o desenvolvimento de tecnologia para produção no mar.
Solange Guedes destacou as oportunidades de desenvolvimento tecnológico geradas com a descoberta do pré-sal, enfatizando a produção de 300 mil barris de petróleo no Brasil por dia, apenas sete anos após a descoberta das reservas. A gerente também lembrou dos avanços nas áreas de desenvolvimento de soluções avançadas de caracterização de reservatórios, tecnologias de perfuração e completação de poços, sistemas de equipamentos submarinos, integridade de instalações e processamento e tratamento de CO2.
Também foram destacados pela executiva, programas estratégicos como o Procap, que viabilizaram a maior parte das soluções para a Bacia de Campos. Segundo Solange, o primeiro Procap foi criado para desenvolver tecnologia para produção em campos com mais de 400 metros de profundidade e hoje busca antecipar necessidades e aperfeiçoar tecnologias, agregando mais de 40 instituições de todo o mundo nas áreas de engenharia de poços, logística, reservatórios e sustentabilidade.
A apresentadora falou, ainda, sobre a Deepstar, uma organização resultante da união entre as principais empresas de energia do mundo para dar incentivos à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologia para exploração e produção de petróleo em águas profundas. Ela afirmou que o projeto contribui para acelerar a descoberta de soluções com redução de custos de Pesquisa e Desenvolvimento
Deixe seu comentário