faixa - nao remover

ANP CONFIRMA PETROBRÁS COMO CARREGADORA NO GASODUTO ITABORAÍ-GUAPIMIRIM

itaborai-guapimirimA Petrobrás venceu a disputa para atuar como carregadora no gasoduto Itaboraí-Guapimirim, que tem 11 quilômetros de extensão e vazão de 17 milhões de metros cúbicos por dia. Com início de operação previsto para junho de 2016, o projeto faz parte do Rota 3, que vai transportar parte do gás produzido nos campos do pré-sal da Bacia de Santos para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Na prática, não houve concorrência, já que o projeto era feito para atender à demanda da própria estatal.

Com as mudanças nas regras para a utilização e a operação dos novos gasodutos, licitados sob o regime de concessão, a ANP vetou a participação cruzada entre carregadores e transportadoras. Assim, a Petrobrás assume o papel de quem contrata a capacidade das estruturas, mas deixa a operação e a construção para terceiros. O empreendimento, de R$ 112,3 milhões, faz parte do primeiro Plano Decenal de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (Pemat), para 2013-2022, com investimentos previstos em R$ 8,6 bilhões.

O Comperj está sendo construído em área de 45 milhões de metros quadrados no município de Itaboraí (RJ). A produção do complexo terá foco em combustíveis para atendimento da demanda interna, sendo a Região Sudeste e o Estado do Rio de Janeiro os destinos de maior representatividade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of