PETROBRÁS AVALIA POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR GASODUTO ENTRE BACIA DE SANTOS E MARICÁ
Em evento para detalhamento do plano de negócios para o período 2013-2017, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, anunciou que a empresa pretende construir instalações na praia de Jaconé, em Maricá (RJ), para receber o gás natural que será extraído no pré-sal da Bacia de Santos.
Segundo a presidente, por ainda não dispor de uma produção de 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia, a empresa não tem, por enquanto, condições de fazer instalação de liquefação do gás em alto-mar para transportar o produto até a costa de modo economicamente viável.
O diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, José Formigli (foto), explicou que a construção do gasoduto, que terá cerca de 300 km de extensão, está em fase de estudos e, após a conclusão destes, será lançado o edital para a contratação dos dutos. Segundo o diretor, o gás entrará pela região de Maricá e será entregue ao Comperj, em Itaboraí (RJ), na chamada Rota 3. Na Rota 1, a produção do pré-sal já está sendo escoada por gasodutos até Caraguatatuba (SP). Na segunda etapa do projeto, outra parte da produção também será escoada pela segunda rota, em Cabiúnas (RJ).
Graça Foster ainda revelou que a Petrobrás está avaliando utilizar o Porto do Açu, da LLX, para as possibilidades de expansão de sua infraestrutura. “Estamos avaliando o grupo X tanto para projetos a serem atendidos a médio prazo como a longo prazo. Não se trata definitivamente de ajuda, é uma atividade de avaliação que já vem acontecendo há alguns meses”, explicou.
Deixe seu comentário