PETROBRÁS BATE RECORDE DE PRODUÇÃO EM MARÇO
A Petrobrás bateu novo recorde mensal de processamento nas refinarias do País. Em março, a empresa processou 2,151 milhões de barris de petróleo por dia, doze mil a mais do que o recorde anterior, registrado em julho de 2013. Em nota, a Petrobrás disse que o “resultado atingido reafirma a busca contínua
da Petrobras pelo aumento da eficiência operacional das refinarias, reflexo da gestão integrada do sistema de abastecimento, contribuindo para a redução das importações de derivados”.
A área de refino está buscando ampliar a produção e o processamento para fazer frente às crescentes importações de derivados nos últimos anos. As importações, somadas à defasagem de preço dos combustíveis no País, acarretam um peso às finanças da empresa.
No final do último ano, a operação das refinarias chegou a 99% de sua capacidade. Na nota divulgada, a empresa informou que “a marca foi alcançada respeitando os princípios de Segurança, Meio Ambiente e Saúde que norteiam as ações da companhia”.
Fico imaginando onde a Petrobras poderia estar se não sofresse a maléfica ingerência do governo (deste e de todos os anteriores) no seu processo administrativo e decisório, sem ter que atender a motivações políticas de quem quer que fôsse.