faixa - nao remover

PETROBRÁS BATE RECORDES DE ENTREGA E APROVEITAMENTO DE GÁS NATURAL

Queima de flare em plataformaApesar das reclamações do mercado termelétrico de falta de gás disponível para a construção de novas usinas, a Petrobrás anunciou nesta quarta (29) que bateu novo recorde de entrega de gás natural nacional ao mercado, em 2013, com a média anual de 44 milhões e 500 mil m³/d. O volume representou um crescimento de 3,2% em relação a 2012, quando foram entregues 43 milhões e 100 mil m³/d.

De acordo com a estatal, o aumento da produção nos últimos anos é fruto de uma série de investimentos realizados no desenvolvimento de projetos de produção de gás natural, alavancados pelo Plano de Antecipação da Produção de Gás (Plangas).

“Desde o início do programa, em 2008, diversos novos campos começaram a produzir, com destaque para os de gás não associado de Canapu e Camarupim, no Espírito Santo, e de Mexilhão, Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos. Ressalte-se também o início das operações da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba e do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté, no estado de São Paulo”, explicou a estatal em nota, destacando que a produção no pré-sal também contribuiu para os resultados.

Além da nova marca de entrega de gás, a empresa também alcançou um recorde no aproveitamento do insumo em 2013, com a utilização de 92,6% do gás associado ao petróleo produzido nas condições de reservatório.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of