PETROBRÁS BATEU RECORDE DE PRODUÇÃO NO BRASIL EM 2016
A Petrobrás colecionou uma série de recordes de produção com o encerramento de 2016. Na lista, o de maior produção de petróleo em um ano no Brasil e o de maior produção no pré-sal, além de recordes mensais para os resultados gerais no País e também para o pré-sal.
Com isso, a estatal fechou o ano somando uma produção média de 2.144.256 barris de petróleo por dia (bpd), 0,75% acima do resultado do ano anterior e em linha com a meta de 2,145 milhões bpd prevista para o período.
Já incluindo os 77 milhões de metros cúbicos de gás natural produzidos por dia, a produção da empresa no País foi de 2,63 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) – 1% a mais que o alcançado em 2015, e também um novo recorde.
De acordo com a Petrobrás, os principais destaques para a expansão foram o expressivo crescimento da produção no campo de Lula (áreas de Iracema Norte e Iracema Sul, com os FPSOs Cidade de Itaguaí e Cidade de Mangaratiba) e no campo de Sapinhoá (FPSO Cidade de Ilhabela), localizados no pré-sal da Bacia de Santos, além da área do Parque das Baleias (P-58), na porção capixaba da Bacia de Campos. Adicionalmente, houve o início da operação de três sistemas de produção, sendo dois no campo de Lula (FPSO Cidade de Maricá e FPSO Cidade de Saquarema) e um em Lapa (FPSO Cidade de Caraguatatuba), localizados no pré-sal na Bacia de Santos.
No exterior, a produção média de petróleo, em 2016, foi de 80 mil bpd, 19% abaixo dos volumes produzidos no ano anterior. A produção média de gás natural ficou em 13,7 milhões m³/dia, 11% abaixo da produção de 2015.
“A redução ocorreu, principalmente, em função de desinvestimentos realizados, como a venda da Petrobrás Argentina”, explicou a estatal em nota.
Consolidando as produções no Brasil e no exterior, a produção média de óleo, em 2016, foi de 2,22 milhões bpd e a produção média anual de óleo e gás foi de 2,79 milhões boed, mesmo patamar da produção de 2015.
Ainda assim, a Petrobrás teve outros recordes históricos, relativos às produções mensal e diária no mês de dezembro. Neste período, a produção média de petróleo no Brasil da companhia superou pela primeira vez 2,3 milhões bpd, 3% acima do recorde registrado em setembro do ano passado, e a produção no dia 28 de dezembro atingiu 2,4 milhões de barris de óleo.
Além disso, para a produção de gás, a alta foi de 2% em relação ao mês anterior, chegando a 81,8 milhões m³/dia. Com isso, a produção de petróleo e gás natural no Brasil, em dezembro, foi de 2,82 milhões boed, 3% maior do que a registrada em novembro de 2016 e 6% maior do que a de dezembro do ano anterior, também um novo recorde mensal de produção da companhia.
No exterior, a produção média de petróleo, em dezembro, foi de 61 mil bpd e a produção média de gás natural foi de 10,3 milhões m³/dia. Com isso, no mês de dezembro, foram produzidos no exterior 122 mil boed. Consolidando as produções de petróleo e gás no Brasil e no exterior, a produção, em dezembro de 2016, foi de 2,94 milhões boed e também se constituiu como novo recorde mensal.
O índice de aproveitamento de gás da Petrobrás do Brasil também alcançou seu recorde anual em 2016, chegando ao patamar de 96%, resultado dos esforços empreendidos através de programas de melhoria da eficiência operacional e otimização do aproveitamento de gás.
Deixe seu comentário