PETROBRÁS BUSCA PULVERIZAR VENDA DA LIQUIGÁS PARA CONTORNAR VETO DO CADE
A Petrobrás pode dar um chute na decisão do CADE de vetar a venda da Liquigás e vender a companhia na Bolsa de valores, contornando a proibição. No ultima de fevereiro o Conselho Administrativo de Defesa Econômica vetou vender a Liquigás para a Ultragaz para evitar uma concentração no mercado. A estatal, que detém 100% do capital da companhia, estuda a abertura de capital com oferta pública secundária de ações, o que não impede da própria Ultragaz de sr agressiva e comprar o controle da companhia através das ações. Essa estratégia foi tomada pelo conselho da Petrobrás. A companhia diz que pode levantar até R$ 3 bilhões, o que seria maior do que o preço de venda acertado com a empresa do Grupo Ultra. O Processo é semelhante ao que a estatal usou para privatizar a BR Distribuidora. A companhia estuda ainda buscar um parceiro estratégico que adquira uma participação minoritária antes do IPO. A venda da BR rendeu quase R$ 5 bilhões. Outra alternativa que está sendo analisada é o IPO e a transformação da Liquigás em uma corporation. A empresa só passaria a ter ações com voto e faria uma oferta pública. As emissões ocorreriam em etapas até que a Petrobrás se retirasse ou ficasse com uma participação irrelevante. Nesse modelo as ações da empresa ficariam pulverizadas no mercado.
O que se espera é que após uma vitória da esquerda nas próximas eleições presidenciais esse Pedro Parente seja processado pelo Governo brasileiro e tenha que devolver aos cofres públicos um patrimônio formado ao longo de décadas e ele está dilacerando totalmente.
Sábia decisão do CADE. Expôs a prova irrefutável do crime de lesa pátria: O CADE, ao vetar a incorporação da Liquigas pelo grupo ULTRA por conta de elevada concentração de mercado que resultaria com a fatídica operação obrigará certamente a Petrobras a optar pela opção mais transparente para se desfazer desse do controle acionário deste ativo valioso, sem jamais pensar em venda, por conta do mercado, conforme parecer exarado pelo CADE. Não resta duvida alguma que, desta feita, o Pedro Pullen Parente e séquitos deverão levar a termo a opção mais racional, ou seja, abrir mão do controle da Liquigas… Read more »