faixa - nao remover

PETROBRÁS CEDE DE GRAÇA PARTICIPAÇÃO NO CAMPO DE XERELETE SUL PARA TOTAL

petrobrasssA Petrobrás está saindo do clima de “liquidação total” para ingressar na era de “ação de graças”. Agora, a estatal decidiu doar uma participação de 50% no campo de Xerelete Sul, na bacia de Campos, para a Total. A companhia francesa já tinha a outra metade de controle na área e assume agora integralmente o campo, que ainda está em fase de desenvolvimento.

Ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Petrobrás alegou que saiu do projeto “pois ele não foi priorizado na revisão do seu portfólio”. Acrescentou também que a operação representa para a Total “uma oportunidade de crescimento no Brasil alinhada com sua estratégia comercial”.

O Cade, por sua vez, aprovou a transação. “… a alienação em tela representa uma desconcentração horizontal de mercado, visto que a Petrobrás é líder absoluta deste setor no território nacional, enquanto a TEPBR (Total) não possui ativos em produção no Brasil, não se verificando, portanto, sobreposição horizontal ou integração vertical”, explicou o órgão regulador em seu parecer.

Este é o mais novo capítulo da série de desinvestimentos que a Petrobrás está fazendo, sob a justificativa de reduzir seu enorme endividamento. No entanto, a novidade agora é que não se trata de uma venda e sim de uma cessão gratuita, o que causa um ponto de interrogação, já que a empresa precisa levantar recursos para melhorar seu quadro financeiro.

9
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Fora Bozojoão batista de assis pereiraLuciano Arêas CarvalhoLuciano Seixas ChagasSegala Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Arêas Carvalho
Visitante
Luciano Arêas Carvalho

É inacreditável o que a atual administração da Petrobras está fazendo se desfazendo de maneira “tresloucada” de ativos que podem representar ganho de receita a médio e longo prazos possibilitando a sua recuperação de maneira sustentável! E pior, não bastando vendê-los a preços irrisórios comparados com o seu real valor como o caso de Carcará, está dando ativos como o caso do campo de Xerelete Sul. Os critérios da atual administração que dirige a Petrobras para reduzir o endividamento da empresa são muito obscuros e poderá ter péssimas consequências para o futuro da empresa que levou décadas para construir um… Read more »

William
Visitante
William

Eu fico impressionado como ainda existem pessoas que tem um certo nível de estudo que não conseguem entender os conceitos mais básicos de valoração econômica. Xerelete por exemplo deve ter o incrível valor negativo de uns 2 bilhões de dólares. Luciano, pegue ele para você mas com o compromisso de investir e desenvolver ou ter que pagar uma multa de alguns milhões de dólares, vai lá.

Luciano Arêas Carvalho
Visitante
Luciano Arêas Carvalho

William, eu pegaria, sim, com muita satisfação, assim como a Total pegou. Apoiando a resposta do meu xará, o campo de Xerelete Sul tem dois sistemas petrolíferos: um no pós-sal, em que o óleo é pesado (entre 17 a 20 graus API) e no pré-sal que pode ser muito mais interessante economicamente, tanto no aspecto de densidade do óleo quanto em volumes de barris de óleo recuperáveis. Deve-se levar em conta, William, que as operadoras dispõe de dados sísmicos e de poço para se fazer um estudo de caracterização e viabilidade de exploração e produção nos campos. Se não fosse… Read more »

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

O valor negativo chutado por William é também irreal. Ele reclama que Luciano xará não sabe fazer conta e repete o mesmo erro. Temos que ser cuidadosos com o que publicamos senão a nossa credibilidade vai para o brejo. Vamos a Xerelete. Segundo os último dados publicados o volume de óleo in place nos turbiditos de idade Santoniana é da ordem de 0,5 bilhões de barris que da 100 milhões de barris de óleo recuperáveis que não é um bom número pra se desenvolveu um projeto a U$ 40/bbl. O número bom, econômico, é de volumes recuperáveis da ordem de… Read more »

Segala
Visitante
Segala

A empresa francesa é composta por dementes. É isso. Meu deus… papai noel não supera tamanha surrealidade!

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Na linha de raciocínio do William a Total se dispõe a ampliar seu prejuízo ficando com 100% do mico. Algo de errado está ocorrendo nesta doação efetuada pela Petrobras.

Alfredo Silva
Visitante
Alfredo Silva

Dá para ver que a BR está precisando muito passar pela “lava jato”. Foi de graça ou alguém ganhou alguma coisa com isso?

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

A BANDALHEIRA NA PETROBRAS AINDA NÃO ACABOU: http://www.infomoney.com.br/saomartinho/noticia/5930656/petrobras-trader-estatal-fara-block-trade-com-sao-martinho-diz A Estatal foi notificada recentemente pelo TCU no sentido de paralisar com o processo de desinvestimento em curso e não mais desfazer de ativos. Portanto, a Estatal deveria interromper o seu Plano bilionário de desinvestimento, ou entrega de ativos aos seus pares, como queiram entender . Efetuar “Block Trade” de todas as ações que detém na São Martinho SMTO3, nada mais é que continuar com o processo de doação de ativos, quando se compromete a desfazer da totalidade desse ativo no processo denominado de “Block Trade”. Nesse sentido, o Compliance da Estatal… Read more »

Fora Bozo
Visitante
Fora Bozo

A alta administração está cheia de entreguistas. Esse neoliberalismo deles é só para ferrar com o país. Óbvio que por detrás dessas doações, estes senhores levam o seu por fora. Não há outra explicação plausível.