PETROBRÁS CEDE DE GRAÇA PARTICIPAÇÃO NO CAMPO DE XERELETE SUL PARA TOTAL
A Petrobrás está saindo do clima de “liquidação total” para ingressar na era de “ação de graças”. Agora, a estatal decidiu doar uma participação de 50% no campo de Xerelete Sul, na bacia de Campos, para a Total. A companhia francesa já tinha a outra metade de controle na área e assume agora integralmente o campo, que ainda está em fase de desenvolvimento.
Ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Petrobrás alegou que saiu do projeto “pois ele não foi priorizado na revisão do seu portfólio”. Acrescentou também que a operação representa para a Total “uma oportunidade de crescimento no Brasil alinhada com sua estratégia comercial”.
O Cade, por sua vez, aprovou a transação. “… a alienação em tela representa uma desconcentração horizontal de mercado, visto que a Petrobrás é líder absoluta deste setor no território nacional, enquanto a TEPBR (Total) não possui ativos em produção no Brasil, não se verificando, portanto, sobreposição horizontal ou integração vertical”, explicou o órgão regulador em seu parecer.
Este é o mais novo capítulo da série de desinvestimentos que a Petrobrás está fazendo, sob a justificativa de reduzir seu enorme endividamento. No entanto, a novidade agora é que não se trata de uma venda e sim de uma cessão gratuita, o que causa um ponto de interrogação, já que a empresa precisa levantar recursos para melhorar seu quadro financeiro.
É inacreditável o que a atual administração da Petrobras está fazendo se desfazendo de maneira “tresloucada” de ativos que podem representar ganho de receita a médio e longo prazos possibilitando a sua recuperação de maneira sustentável! E pior, não bastando vendê-los a preços irrisórios comparados com o seu real valor como o caso de Carcará, está dando ativos como o caso do campo de Xerelete Sul. Os critérios da atual administração que dirige a Petrobras para reduzir o endividamento da empresa são muito obscuros e poderá ter péssimas consequências para o futuro da empresa que levou décadas para construir um… Read more »
Eu fico impressionado como ainda existem pessoas que tem um certo nível de estudo que não conseguem entender os conceitos mais básicos de valoração econômica. Xerelete por exemplo deve ter o incrível valor negativo de uns 2 bilhões de dólares. Luciano, pegue ele para você mas com o compromisso de investir e desenvolver ou ter que pagar uma multa de alguns milhões de dólares, vai lá.
William, eu pegaria, sim, com muita satisfação, assim como a Total pegou. Apoiando a resposta do meu xará, o campo de Xerelete Sul tem dois sistemas petrolíferos: um no pós-sal, em que o óleo é pesado (entre 17 a 20 graus API) e no pré-sal que pode ser muito mais interessante economicamente, tanto no aspecto de densidade do óleo quanto em volumes de barris de óleo recuperáveis. Deve-se levar em conta, William, que as operadoras dispõe de dados sísmicos e de poço para se fazer um estudo de caracterização e viabilidade de exploração e produção nos campos. Se não fosse… Read more »
O valor negativo chutado por William é também irreal. Ele reclama que Luciano xará não sabe fazer conta e repete o mesmo erro. Temos que ser cuidadosos com o que publicamos senão a nossa credibilidade vai para o brejo. Vamos a Xerelete. Segundo os último dados publicados o volume de óleo in place nos turbiditos de idade Santoniana é da ordem de 0,5 bilhões de barris que da 100 milhões de barris de óleo recuperáveis que não é um bom número pra se desenvolveu um projeto a U$ 40/bbl. O número bom, econômico, é de volumes recuperáveis da ordem de… Read more »
A empresa francesa é composta por dementes. É isso. Meu deus… papai noel não supera tamanha surrealidade!
Na linha de raciocínio do William a Total se dispõe a ampliar seu prejuízo ficando com 100% do mico. Algo de errado está ocorrendo nesta doação efetuada pela Petrobras.
Dá para ver que a BR está precisando muito passar pela “lava jato”. Foi de graça ou alguém ganhou alguma coisa com isso?
A BANDALHEIRA NA PETROBRAS AINDA NÃO ACABOU: http://www.infomoney.com.br/saomartinho/noticia/5930656/petrobras-trader-estatal-fara-block-trade-com-sao-martinho-diz A Estatal foi notificada recentemente pelo TCU no sentido de paralisar com o processo de desinvestimento em curso e não mais desfazer de ativos. Portanto, a Estatal deveria interromper o seu Plano bilionário de desinvestimento, ou entrega de ativos aos seus pares, como queiram entender . Efetuar “Block Trade” de todas as ações que detém na São Martinho SMTO3, nada mais é que continuar com o processo de doação de ativos, quando se compromete a desfazer da totalidade desse ativo no processo denominado de “Block Trade”. Nesse sentido, o Compliance da Estatal… Read more »
A alta administração está cheia de entreguistas. Esse neoliberalismo deles é só para ferrar com o país. Óbvio que por detrás dessas doações, estes senhores levam o seu por fora. Não há outra explicação plausível.