faixa - nao remover

PETROBRÁS COLOCA À VENDA A SUA PARTICIPAÇÃO EM ATIVOS NO MÉXICO E CONCLUI SAÍDA DA GASMAR

cascadeA Petrobrás confirmou o início da fase não vinculante da venda da totalidade de sua participação de 20% detida pela sua subsidiária Petrobrás America (PAI) na empresa MP Gulf of Mexico(MPGoM), localizada no Texas, nos Estados Unidos. A empresa é detentora de campos offshore no Golfo do México. Os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão um memorando descritivo contendo informações mais detalhadas sobre a companhia em questão, além de instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para elaboração e envio das propostas não vinculantes.

A empresa confirma que esta operação está alinhada à estratégia de gestão de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade. Sobre a MPGoM, a Petrobrás explica que se trata de uma Joint Venture com participação de 80% da Murphy Exploration & Production Company e 20% da PAI, criada em outubro de 2018, com o aporte de todos os ativos de petróleo e gás natural em produção, situados no Golfo do México, de ambas as empresas. A MPGoM possui participação como operadora ou não-operadora em 14 campos offshore no Golfo do México. A parcela Petrobrás da produção dos campos em 2021 foi de 10,4 mil bpd de óleo equivalente.

Além disso, a Petrobrás e a sua subsidiária Gaspetro também anunciaram que concluíram a saída da distribuidora de gás Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), encerrando assim o litígio judicial pendente com a Termogás S.A. (Termogás). De acordo com a estatal, após o cumprimento de todas as condições precedentes, a operação foi finalizada com o pagamento de R$ 56,9 milhões para a Gaspetro, já com os ajustes previstos no contrato.

Com a operação, a Termogás adquiriu as ações da Gasmar detidas pela Gaspetro, que corresponde a 23,5% do capital social total. Agora, o grupo passou a ser detentor de 74,5 % de seu capital social total da distribuidora, enquanto o governo do Maranhão ficou com os 25,5% restantes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of