PETROBRÁS COLOCA À VENDA CAMPOS EM ÁGUAS RASAS NO CEARÁ E EM SERGIPE
A Petrobrás decidiu ampliar as ofertas de seu plano de desinvestimentos e colocou à venda campos produtivos em águas rasas do Ceará e de Sergipe, dando sinais de que a situação das finanças internas não tem melhorado. Além de toda a cartela de ativos já posta à disposição de possíveis compradores, com gasodutos, empresas de distribuição, plantas onshore e campos terrestres, agora nove concessões offshore entraram na lista de ofertas, somando uma produção média de 13 mil barris por dia (equivalente a 0,5% do total extraído pela estatal).
Fazem parte do pacote de áreas à venda os campos de Caioba, Camorim, Dourado, Guaricema e Tatuí, em Sergipe, e de Curimã, Espada, Atum e Xaréu, no Ceará. Os campos foram agrupados em polos de produção, com instalações integradas, de forma a proporcionar aos novos concessionários plenas condições de operação.
De acordo com a Petrobrás, a venda será realizada por meio de processo competitivo e a companhia avaliará os termos e condições das propostas que venham a ser recebidas, mas os valores esperados pelos ativos não foram informados.
“Conforme práticas de mercado, estimativas de valor são consideradas informações estratégicas e não serão divulgadas antes da conclusão da operação de venda”, afirmou a estatal em nota.
O processo é parte do plano de arrecadar cerca de US$ 15,1 bilhões com desinvestimentos até o fim de 2017, com o intuito de reduzir o endividamento da companhia, que atualmente está em cerca de R$ 450 bilhões, o maior do mundo entre petroleiras.
Deixe seu comentário