PETROBRÁS COLOCA À VENDA TERRENO COM VOCAÇÃO INDUSTRIAL E COM FUTURA VIA DE ACESSO AO POLO GASLUB ITABORAÍ

1Uma nova oportunidade para investidores que desejam desenvolver projetos nas vizinhanças do futuro Polo GasLub Itaboraí da Petrobrás. A estatal está leiloando até o dia 16 de fevereiro um terreno com área total de 220,4 mil metros quadrados, perto da BR-101 – um dos principais eixos rodoviários do País. Ao todo, são três lotes no bairro de Guaxindiba, no município de São Gonçalo (RJ), a cerca de 15 km do Polo Gaslub (antigo Comperj). O leilão está sendo realizado no formato online pelo site do leiloeiro Maurício Kronemberg. No portal, está disponível o edital e toda a documentação referente ao certame. O valor mínimo de alienação do imóvel será de R$ 17,2 milhões. Por estar em uma Zona de Desenvolvimento Econômico Sustentável, o terreno possui uma gama diversificada de vocações.

Conforme as informações prestadas pela Prefeitura e seguindo a legislação urbana municipal vigente, os tipos de uso nesta zona são as seguintes: habitacional (pequeno, médio e grande); comercial, serviços e/ou institucional (pequeno, médio e grande); industrial (pequeno, médio e grande); agropecuário; e extrativista. No futuro, existe uma perspectiva de a região receber a última estação e o pátio de manutenção da linha 3 do Metrô. O terreno é plano e desocupado, o que é um diferencial para o investidor que não quer perder tempo no emprego do seu capital.  O imóvel dispõe de posto de vigilância e cercamento parcial nas proximidades dessa edificação. Além disso, segundo informações disponíveis no site do leilão, haverá no futuro uma via de acesso para o Gaslub.

2O início de operações do Polo Gaslub, previsto para este ano, deve trazer um novo sopro de vigor na economia da região. Como se sabe, o complexo receberá o gás produzido no pré-sal. O Gaslub contará com uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e um gasoduto, com capacidade para escoar e processar diariamente 21 milhões de metros cúbicos de gás do pré-sal. A Petrobrás estuda ainda a possibilidade de construção de uma térmica em parceria com outros investidores para geração de energia a partir do gás do processado no GasLub. Por isso, a expectativa é de que novos negócios devem começar a surgir na região, justamente para atender aos mais diferentes tipos de demandas que vão despontar no complexo.

Ainda nesse contexto de aquecimento econômico da região de Itaboraí e entorno, o governo do Rio de Janeiro assinou, no final do ano passado, um protocolo de intenções com a Petrobrás para a cessão de áreas do Polo GasLub, que equivalem a 4.167 campos de futebol. O objetivo é explorar o potencial da infraestrutura do local para atrair grandes indústrias e viabilizar a retomada econômica no setor de Óleo e Gás.

3

Polo Gaslub Itaboraí

O Polo GasLub cria um cenário promissor para a atração de petroquímicas, siderúrgicas, usinas de fertilizantes, fábricas de cerâmica entre de diversas outras indústrias”, disse o presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna, durante a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções.

No mês de dezembro, a Petrobrás colocou em operação as subestações de energia elétrica do Polo Gaslub. O feito foi considerado um marco importante para garantir a segurança elétrica das instalações do empreendimento mesmo antes do recebimento do gás das plataformas do pré-sal da Bacia de Santos. Com a conclusão da etapa, houve uma mudança na rotina das equipes envolvidas, que agora se dividem em diferentes turnos para supervisionar 24 horas por dia as subestações em operação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of