faixa - nao remover

PETROBRÁS COMEÇA AS LICITAÇÕES PARA CONTRATAÇÃO DE UNIDADES DE REFINO DO POLO GASLUB

jean_paul_prates_caderno_fgv_4_-_23-03-2023Conforme antecipado pelo Petronotícias no mês passado, a Petrobrás confirmou hoje (2) o lançamento das licitações para contratação dos serviços de EPC (engenharia, compras e construção) das unidades de refino do Polo Gaslub, em Itaboraí (RJ). Segundo a petroleira, após a conclusão das obras, o conjunto de unidades terá capacidade aproximada de produzir 12 mil barris por dia (bpd) de óleos lubrificantes de Grupo II, além de 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação (QAV-1), de baixíssimo teor de enxofre.

Serão construídas e concluídas unidades de Hidrocraqueamento Catalítico (HCC), de Hidrotratamento (HDT), de Desparafinação por Isomerização por Hidrogênio (HIDW), unidades auxiliares, utilidades, off-sites e dutos extramuros. A data prevista para entrega das propostas das licitantes será 23 de julho, mas pode ocorrer prorrogações, algo comum em concorrências do tipo. Ao todo, são quatro editais (7004269219, 7004269577, 7004269429 e 7004269503) que já estão disponíveis para consulta no site da Petronect.

gaslubA estimativa é que sejam gerados até 10 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de execução das obras. “A contratação é um marco para a retomada do Polo GasLub e com ela a companhia volta a investir em um empreendimento de grande importância não só para a Petrobrás, mas para o Rio de Janeiro e todo o Brasil”, afirmou o presidente da companhia, Jean Paul Prates.

A retomada do Polo GasLub, anteriormente chamado Comperj, cujas obras foram interrompidas em 2015, está alinhada à estratégia da Petrobras de modernizar o seu parque de refino e oferecer ao mercado e à sociedade produtos avançados e com alto valor agregado. Segundo o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, “a decisão da companhia reforça a estratégia de manter sua atuação com ativos focados na proximidade entre a oferta de óleo e gás e o mercado consumidor”. Para o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Carlos Travassos, “a modernização do parque de refino, além de aumentar a produção de combustíveis e a qualidade dos lubrificantes, vai inserir a Petrobras nos mais modernos padrões internacionais de produção”.

Além da área de refino, os projetos da Petrobrás para o Gaslub incluem também uma planta de processamento de gás natural (UPGN). Como noticiamos, foi assinado em março de 2023 um novo contrato de construção, gestão e comissionamento, que irá finalizar a construção e comissionamento da planta. A UPGN deverá iniciar operação comercial no segundo semestre de 2024 e  será a maior do país, com capacidade de processamento de até 21 milhões de m³ por dia. O projeto visa ampliar a infraestrutura de escoamento e o processamento de gás do pré-sal da Petrobrás, que passará de 23 milhões m³ por dia para 44 milhões de m³ por dia. Além de gerar energia, o gás seria utilizado em veículos e indústrias.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Claudio CarvalhoJuliana Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Juliana
Visitante
Juliana

Ótima notícia, mas uma pergunta não se cala! Moradores de Itaboraí qualificados terão vez nas oportunidades ou só por indicação de vereadores, prefeito, etc…?

Claudio Carvalho
Visitante
Claudio Carvalho

Bom dia tive o prazer de trabalhar aí na montagem da subestação com a empresa barbosa Mello , hoje estou em minas gerais na área da vale mas sou morador de Saquarema não vejo a hora de retornar a trabalhar perto de casa será uma benção de Deus 🙌🏿