PETROBRÁS COMEÇA AS LICITAÇÕES PARA CONTRATAÇÃO DE UNIDADES DE REFINO DO POLO GASLUB
Conforme antecipado pelo Petronotícias no mês passado, a Petrobrás confirmou hoje (2) o lançamento das licitações para contratação dos serviços de EPC (engenharia, compras e construção) das unidades de refino do Polo Gaslub, em Itaboraí (RJ). Segundo a petroleira, após a conclusão das obras, o conjunto de unidades terá capacidade aproximada de produzir 12 mil barris por dia (bpd) de óleos lubrificantes de Grupo II, além de 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação (QAV-1), de baixíssimo teor de enxofre.
Serão construídas e concluídas unidades de Hidrocraqueamento Catalítico (HCC), de Hidrotratamento (HDT), de Desparafinação por Isomerização por Hidrogênio (HIDW), unidades auxiliares, utilidades, off-sites e dutos extramuros. A data prevista para entrega das propostas das licitantes será 23 de julho, mas pode ocorrer prorrogações, algo comum em concorrências do tipo. Ao todo, são quatro editais (7004269219, 7004269577, 7004269429 e 7004269503) que já estão disponíveis para consulta no site da Petronect.
A estimativa é que sejam gerados até 10 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de execução das obras. “A contratação é um marco para a retomada do Polo GasLub e com ela a companhia volta a investir em um empreendimento de grande importância não só para a Petrobrás, mas para o Rio de Janeiro e todo o Brasil”, afirmou o presidente da companhia, Jean Paul Prates.
A retomada do Polo GasLub, anteriormente chamado Comperj, cujas obras foram interrompidas em 2015, está alinhada à estratégia da Petrobras de modernizar o seu parque de refino e oferecer ao mercado e à sociedade produtos avançados e com alto valor agregado. Segundo o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, “a decisão da companhia reforça a estratégia de manter sua atuação com ativos focados na proximidade entre a oferta de óleo e gás e o mercado consumidor”. Para o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Carlos Travassos, “a modernização do parque de refino, além de aumentar a produção de combustíveis e a qualidade dos lubrificantes, vai inserir a Petrobras nos mais modernos padrões internacionais de produção”.
Além da área de refino, os projetos da Petrobrás para o Gaslub incluem também uma planta de processamento de gás natural (UPGN). Como noticiamos, foi assinado em março de 2023 um novo contrato de construção, gestão e comissionamento, que irá finalizar a construção e comissionamento da planta. A UPGN deverá iniciar operação comercial no segundo semestre de 2024 e será a maior do país, com capacidade de processamento de até 21 milhões de m³ por dia. O projeto visa ampliar a infraestrutura de escoamento e o processamento de gás do pré-sal da Petrobrás, que passará de 23 milhões m³ por dia para 44 milhões de m³ por dia. Além de gerar energia, o gás seria utilizado em veículos e indústrias.
Ótima notícia, mas uma pergunta não se cala! Moradores de Itaboraí qualificados terão vez nas oportunidades ou só por indicação de vereadores, prefeito, etc…?
Bom dia tive o prazer de trabalhar aí na montagem da subestação com a empresa barbosa Mello , hoje estou em minas gerais na área da vale mas sou morador de Saquarema não vejo a hora de retornar a trabalhar perto de casa será uma benção de Deus 🙌🏿