PETROBRÁS COMEÇA A OPERAÇÃO DO FPSO CARIOCA, NO CAMPO DE SÉPIA

Conteudo25507Um novo gigante dos mares brasileiros. A Petrobrás começou hoje (23) a operação do FPSO Carioca, unidade de produção instalada no campo de Sépia, no pré-sal da Bacia de Santos. Agora, a estatal dispõe de 22 plataformas em produção no pré-sal, que juntas já respondem por 70% da produção total da companhia. O navio-plataforma está a aproximadamente 200 km da costa do estado do Rio de Janeiro, produzindo óleo e gás em profundidade de água de 2.200 metros.

O FPSO Carioca é um exemplo da nossa estratégia de concentrar investimentos em ativos de exploração e produção de classe mundial, como o pré-sal, que possui áreas com grandes reservas, baixo risco e custos competitivos. Isso promove mais retorno para a empresa e a sociedade, criando um ciclo virtuoso de geração de valor”, afirma o diretor de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen.

João Henrique RittershaussenA parte principal do navio foi construído na China, mas algumas atividades foram realizadas no Brasil, ao Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ). Algumas  dessas operações feitas pelo estaleiro brasileiro incluem a verticalização do flare de 135 metros da embarcação, finalização da integração e comissionamento da unidade. Segundo a Petrobrás, cerca de 600 empregos diretos foram criados com essas atividades. O Brasfels também construiu dois dos módulos que compõem o FPSO, gerando outros 400 empregos diretos.

O FPSO Carioca terá capacidade para processar diariamente até 180 mil barris de óleo e comprimir até 6 milhões de m³ de gás natural. A unidade está afretada pela japonesa Modec. O projeto prevê a interligação de sete poços produtores e quatro poços injetores à embarcação. A unidade dispõe ainda de um sistema de remoção de CO2 presente no gás produzido e de reinjeção na jazida, reduzindo o lançamento de dióxido de carbono na atmosfera e melhorando a recuperação de óleo.

Confira abaixo algumas imagens do FPSO Carioca e um vídeo que mostra a saída da embarcação do estaleiro Brasfels rumo ao campo de Sépia:

 

Conteudo25504

Conteudo25508

Conteudo25507

Conteudo25509

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of