PETROBRÁS CONCLUIU A MAIOR MANUTENÇÃO DA HISTÓRIA DA REFINARIA PRESIDENTE BERNARDES, COM INVESTIMENTO DE R$ 720 MILHÕES
A Petrobrás anunciou que concluiu a maior parada programada para manutenção da história da Refinaria Presidente Bernardes – Cubatão (RPBC), em São Paulo. Com investimentos de R$ 720 milhões e mobilização de mais de 6,5 mil pessoas, os trabalhos envolveram sete unidades operacionais, além de uma tocha, com serviços que incluíram a modernização dos equipamentos, melhorando o desempenho global da refinaria em linha com o Plano Estratégico da Petrobrás para o período de 2023 a 2027.
“Foram serviços complexos que elevaram a RPBC a um novo patamar em termos de segurança, confiabilidade e desempenho operacional, como a troca dos reatores de Coque. Para receber os novos equipamentos, que totalizaram quase 600 toneladas, realizamos uma complexa operação logística, que envolveu a concessionária da rodovia por onde os tambores passaram. Dentro da refinaria, foi utilizado um dos maiores guindastes do mundo para a retirada dos reatores antigos e instalação dos novos”, disse o gerente geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho.
Os principais serviços aconteceram nas unidades de Destilação Atmosférica (UC), Destilação a Vácuo (UVC), Hidrotratamento de Diesel (HDT-2), Geradora de Hidrogênio (UGH-2), Coque 2, Hidrodessulfurização (HDS), Craqueamento Catalítico Fluído (UFCC) e Tocha 5 da refinaria. Em razão do grande porte dos trabalhos, a preparação começou há mais de dois anos, com a consolidação do escopo, especificação, licitação e contratação de empresas especializadas para execução, além do planejamento para não haver qualquer risco de desabastecimento do mercado.
As atividades atenderam a todos os requisitos em relação à segurança das pessoas envolvidas e ao meio ambiente. “A Comissão de Mulheres da RPBC também esteve presente durante toda a parada de manutenção para atuar na disseminação sobre questões relacionadas à equidade de gênero, com palestras específicas para o público feminino e ações de conscientização para os homens, com objetivo de proporcionar respeito para todos no ambiente dos trabalhos”, destacou Tadeu.
A refinaria tem capacidade para processar 28,5 milhões de litros de petróleo por dia. Entre os principais produtos, estão a gasolina, diesel automotivo e marítimo, GLP (gás de cozinha), bunker, gasolina de aviação, entre outros. Dentro deste vasto portfólio, vale destacar o recorde mensal de produção do Diesel S-10 (com menor teor de enxofre) de 296 milhões de litros, produzidos ao longo do mês de dezembro do ano passado, em atendimento ao aumento da demanda do mercado nacional.

publicada em 2 de junho de 2023 às 18:00 





Boa, o Brasil precisa processar 5 milhöes de barris/dia de petróleo/di..
Boa, o Brasil precisa dobrar a refinaçäo de petroléo..
Fizeram parte dos serviços desta parada programada a substituição completa dos dois reatores da Unidade de Coque de Petróleo (UCP-2) da RPBC.? Os novos reatores, provenientes da China substituíram os reatores originais, que haviam entrado em operação no início da década de 1980, com projeto original elaborado de forma pioneira no Cenpes! ? Dentre os principais projetos de instrumentação e de automação pode ser citada a instalação de uma Unidade Terminal Remota (UTR) com Módulos de I/O intrinsecamente segura (Ex “i”) e de Segurança Aumentada (Ex “e”) para monitoramento das dezenas de skin-points dos novos reatores instalados. A UTR possui… Leia mais »