PETROBRÁS CONFIRMA INDICAÇÃO DE GRAÇA FOSTER PARA PRESIDIR A COMPANHIA
A Petrobrás divulgou um comunicado informando que a atual diretora de Gás e Energia da empresa, Maria das Graças Foster, vai ser indicada à presidência da estatal. Os rumores da mudança de postos na companhia acompanharam o noticiário do fim de semana, e agora a nota da petroleira afirma que o Ministro de Fazenda e presidente do conselho da Petrobrás, Guido Mantega, levará para a pauta da próxima reunião de diretores, no dia 9 de fevereiro, a proposta de troca de cargos.
A diretora já havia sido cotada para assumir a presidência da companhia em 2010, mas um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez com que a presidente Dilma adiasse a decisão.
Graça Foster é vista pelo mercado como uma pessoa séria, rigorosa e com grande experiência na área, com perfil técnico. A executiva entrou para a Petrobrás em 1978, como estagiária, e foi a primeira mulher a trabalhar embarcada em plataformas no Brasil, também sendo a primeira mulher a ocupar uma diretoria da Petrobrás.
Em 2010, a atual diretora de gás e energia da companhia foi eleita a diretora executiva mais poderosa da América Latina pela revista “América Economia”. Foi um momento de vitória para a engenheira química que viveu no Complexo do Alemão até os 12 anos de idade e enfrentou violência doméstica na infância.
A futura presidente da Petrobrás ocupa a diretoria de Gás e Energia desde 2007, tendo dirigido a BR Distribuidora e a Petroquisa antes. A formação superior dela conta com uma graduação em engenharia química pela UFF, pós-graduação em engenharia nuclear pela UFRJ e MBA em economia pela FGV.
O atual presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, deverá assumir alguma secretaria do governo da Bahia, de olho em uma possível candidatura para governador em 2014, em sucessão ao atual governante, Jaques Wagner.
Deixe seu comentário