PETROBRÁS CONSEGUE REAJUSTE DA GASOLINA E DO DIESEL PARA ALIVIAR O CAIXA
Graça Foster vai dormir melhor esta noite. Depois de um longo período negociando com o governo um reajuste da gasolina e do diesel, a Petrobrás conseguiu a aprovação para aumentar o preço da gasolina A em 6,6% e do diesel em 5,4% nas refinarias. O impacto nas bombas dos postos ainda não está definido, mas analistas avaliam que deve ficar entre 4% e 5%.
“Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS”, ressaltou a estatal em nota.
A discussão em torno do aumento dos preços vem de bastante tempo, ganhando força com o anúncio do plano de negócios 2012-2016 feito por Graça em junho do ano passado, quando ela afirmou que a defasagem chegava a 15%. Pouco depois de suas declarações, o governo zerou a Cide que incidia sobre os combustíveis, liberando um aumento de 7,8% na gasolina.
Apesar do leve fôlego, a situação continuou complicada para a Petrobrás, que vem investindo grandes somas de dinheiro em diversas frentes, com destaque para as novas unidades que virão a atuar no pré-sal. Nos últimos meses a empresa vinha passando por problemas de caixa, o que levou ao represamento de pagamentos a fornecedores.
O governo sabia da situação, mas estava numa sinuca de bico, pois os índices de inflação já estavam passando das previsões iniciais e um aumento da gasolina podia piorar ainda mais o cenário. O anúncio de hoje da estatal, informando que a mudança passa a valer a partir da meia noite desta quarta (30), mostra que as partes chegaram a um acordo.
“Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo”, afirmou a Petrobrás no comunicado.
Quem não vai dormir é o povo com inflação em ritmo crescente
tudo bem-não adianta reclama.eu só acho que o governo tinha que fiscalizar.par proteger os motoristas indefesos.
Apagão de ânimo no crescimento!
A gestão da engª GRAÇA FOSTER, no comando da PETROBRAS, é uma gestão temerária para a Companhia, representa um risco para o mercado, e é altamente perigosa para as empresas da cadeia produtiva. Ela está destruindo tudo que levou uma década para se construir. O prejuízo financeiro é do tamanho do plano dela, ou seja R$ 32 bilhões, e no mínimo a falência de diversas empresas e a perda de 1,5 milhão de empregos!
MARCÍLIO NOVAES MAXXON
Presidente da CONPETRO
http://www.conpetro.com.br
Petrobras de graça! A maior empresa nacional, orgulho pelos seus feitos, da forma que está sendo conduzida pelas mulheres mandonas, com o acúmulo de prejuízos e queda das ações, corre risco de quebrar. A empresa desde sua fundação, em outubro de 1953, venceu todos os desafios, inclusive o maior, o de encontrar petróleo, quando os indícios de óleo e gás no continente eram desfavoráveis, depois na plataforma marinha e finalmente na camada inferior a de sal, com grande reserva e dificuldades. Entretanto a administração não pode desmentir que o segundo melhor, ou qualquer, negócio do mundo é uma empresa petrolífera… Read more »