faixa - nao remover

PETROBRÁS CONSIDERA CONTRATAR MAIS UMA PLATAFORMA PARA TUPI E ESTUDA MEIOS PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DO CAMPO

Captura de tela 2025-08-08 184843A Petrobrás está conduzindo duas iniciativas focadas em Tupi, maior campo produtor do país, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. A diretora de Exploração e Produção da companhia, Sylvia dos Anjos, anunciou que o ativo está recebendo atenção especial com o objetivo de extrair mais valor e ampliar a produção na área. Além disso, a companhia considera a possibilidade de contratar uma nova plataforma para o campo.

Segundo Sylvia, a Petrobrás está executando o programa “Tupi Mais Valor”, com mais de 200 pessoas envolvidas, incluindo parceiros. “Estamos buscando aumentar a produção, melhorar a injeção de água e, dentro desse processo, avaliando a instalação de uma nova unidade de produção”, afirmou durante entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (8). Ela ressaltou, no entanto, que os estudos para uma nova plataforma em Tupi ainda estão em fase inicial.

A executiva citou ainda outras iniciativas voltadas para o campo, que incluem o adensamento da malha com vários poços, a extensão da vida útil produtiva dos FPSOs, a realização de campanhas sísmicas e a aplicação de tecnologia 4D para otimizar ao máximo o ativo. A Petrobrás tem a meta de elevar a produção de Tupi para 1 milhão de barris por dia.

A diretora também revelou que para o campo de Sapinhoá, localizado na Bacia de Santos, a estratégia segue a mesma linha adotada em Tupi: revitalizar e extrair o máximo possível do potencial existente. O plano envolve a avaliação da vida produtiva dos ativos e, se necessário, a implementação de projetos que sejam economicamente viáveis no cenário atual.

O aumento da produção de cada campo está sendo tratado com muito cuidado. Estamos conduzindo a gestão desses campos gigantes com a atenção que merecem, como verdadeiras ‘meninas dos olhos’. Precisamos produzir mais, operar melhor e já estamos vendo resultados — Tupi está respondendo, assim como os demais. Nosso objetivo é evitar curvas de produção que apenas sobem e depois caem, buscando manter um platô. Isso vale para Tupi, Mero e Búzios, que são nossas metas”, afirmou Sylvia.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of