PETROBRÁS CONTRATA CONSÓRCIO PARA NOVAS OBRAS NA REFINARIA ABREU E LIMA | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS CONTRATA CONSÓRCIO PARA NOVAS OBRAS NA REFINARIA ABREU E LIMA

RnestMais uma nova e boa notícia vinda da Petrobrás. Depois de anunciar a construção de quatro plataformas na bacia de Campos, a estatal assinou um contrato com o consórcio Conenge SC / Possebon para o término da construção da carteira de enxofre da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco.

Segundo a Petrobrás, os trabalhos já serão retomados nas próximas semanas. Pelo contrato, o consórcio irá concluir a Unidade de Tratamento de Águas Ácidas e a Unidade de Tratamento com Metildietanolamina, e suas interligações. Ainda de acordo com a estatal, as obras vão permitir a operação do primeiro conjunto de unidades (Trem 1) da RNEST em plena carga de 115 mil barris por dia.

Essas unidades serão usadas no tratamento dos líquidos e gases resultantes do processo de produção de combustíveis com baixo teor de poluentes, como o Diesel S-10, gerando assim uma carga rica em enxofre. Este produto, por sua vez, será empregado na unidade de SNOX, que produzirá então o ácido sulfúrico, produto com várias aplicações, como produção de fertilizantes.

A importância da retomada das obras de Rnest ficam ainda mais evidentes com a previsão que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) fez esta semana, apontando que o Brasil passará por problemas no abastecimento de combustíveis em cinco anos caso não sejam feitos investimentos no setor de refino e abastecimento. Durante workshop feito na sede da agência, esta semana, foi destacado o fato de o Brasil ser o sexto país do mundo em consumo de petróleo e derivados, mas apenas o oitavo em capacidade de refino.

Membros do setor de óleo e gás e pesquisadores concordam com a estimativa feita pela ANP. “As importações foram de 564 milhões de litros em fevereiro para 811 milhões em abril. E em maio, deve  chegar a 1 bilhão de litros. Em contrapartida, o Brasil exportou cerca de 1,63 milhão de barris por dia de petróleo cru em fevereiro de 2017, estabelecendo um novo recorde pelo segundo mês consecutivo. Ou seja, exportamos o óleo cru e importamos o derivado. Importamos um produto com maior valor agregado“, explicou a pesquisadora da FGV Energia, Fernanda Delgado.

5
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Marcelo RochaManfredlaercio barbosaSandra Pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Sandra Pereira
Visitante
Sandra Pereira

Estou esperando essa retomada das obras fazem três anos. E se for da vontade de Deus o povo brasileiro em especial os pernambucanos irão começar a trabalhar novamente. Vamos ter fé! ?

Manfred
Visitante
Manfred

Cara Sandra Pereira, ter fé é uma coisa mas, enfiar Deus nessa lambança, despejando sobre ele a responsabilidade da vontade ou não (dele) em retomar obras da Petrobras… é muito apelativo, não achas?

laercio barbosa
Visitante
laercio barbosa

Em se tratando das licitações da Petrobras, Continuamos com “um jogo de cartas marcadas”. Só um tolo acreditaria que mantendo todas as premissas das licitações acordadas pelos grandes cartéis das grandes empreiteiras, bastaria mudar os nome dos participantes para que o publico envolvido pudesse navegar por mares tranquilos como dantes. Mudam-se as moscas, mas a m….da é a mesma. O Parente é uma Graça Fortes de calças cumpridas. Aparenta ser moralista, mas já mexeu os pauzinhos para se manter no cargo e busca colher os frutos de sua administração. Vamos ver onde ele deposita o resultado, no Brasil ou no… Read more »

Marcelo Rocha
Visitante
Marcelo Rocha

Concordo com a sua visão, para mim essa empresa está tomada pela sujeira… Deviam vender, o povo não precisa de uma estatal de petróleo, mas os políticos sim…

Marcelo Rocha
Visitante
Marcelo Rocha

Será que vão retomar a ladroagem também? Como teremos certeza que o processo de seleção foi honesto e ninguém levou uma grana?