PETROBRÁS CONTRATA ROBÔ AUTÔNOMO DA NAUTICUS PARA ATIVIDADES DE INSPEÇÃO OFFSHORE
A empresa americana Nauticus Robotics, que desenvolve robôs autônomos com inteligência artificial, conquistou um contrato com a Petrobrás para o uso de um robô autônomo especializado em operações offshore. O acordo consiste em aproximadamente dois meses de tempo de inspeção submarina e, segundo a Nauticus, esse é um dos maiores contratos do tipo concedidos até hoje em todo o mundo.
“A oportunidade de mercado para a Nauticus no offshore brasileiro é significativa, pois é uma das bacias de energia offshore mais ativas do mundo; temos o prazer de entrar neste mercado através de uma operadora de classe mundial. Competimos por meio de um rigoroso processo de licitação com muitos concorrentes respeitados do setor para conquistar esse negócio com a Petrobrás e aguardamos ansiosamente a implantação de nossos ativos para validar nossas capacidades”, comentou o CEO da Nauticus, Nicolaus Radford.
Nos últimos anos, a Nauticus disse que desenvolveu uma biblioteca de comportamentos autônomos com base nas mais recentes técnicas de aprendizado de máquina e inteligência artificial, que permitem que seus robôs submarinos aprendam e se adaptem às condições dinâmicas do trabalho subaquático.
O robô que será utilizado no contrato com a Petrobrás é chamado de Aquanaut. A tecnologia carrega uma série de sensores de percepção multiespectral que permitem que o robô detecte, classifique, inspecione e atue na infraestrutura submarina usando seu par de manipuladores sem controle direto do operador. Este método fornece reduções significativas de custos e emissões de gases de efeito estufa em relação aos métodos convencionais.
Deixe seu comentário