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PETROBRÁS CRIA NOVO CANAL DE DENÚNCIAS E INICIA CONTRATAÇÃO DE OUVIDORIA INDEPENDENTE

Agência PetrobrásA Petrobrás está criando um novo canal de denúncias para facilitar o combate às irregularidades e se proteger melhor de casos de corrupção como os que foram descobertos com a Operação Lava Jato. Para isso, a estatal iniciou um processo de contratação de uma ouvidoria externa independente especializada neste serviço.

A ideia é adotar um modelo que já é usual em muitas das maiores empresas de petróleo do mundo, com abertura para denúncias anônimas e também para o público externo, sendo que o canal estará disponível 24 horas por dia, em diversos idiomas.

Além disso, a Petrobrás fez reformulações no funcionamento das Comissões Internas de Apuração, criadas para averiguar indícios de irregularidades praticados por empregados. Agora, sempre que apontarem possíveis crimes, os relatórios das comissões serão enviados ao Ministério Público e aos órgãos policiais.

A estatal também fez alterações que afetarão diretamente o dia a dia da diretoria executiva da empresa, inclusive decidindo pela participação da auditoria interna em todas as reuniões da diretoria, para o acompanhamento da aprovação dos projetos.

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Assis Pereira

A contratação pela Petrobras de uma ouvidoria externa independente especializada será bem vinda para evitar o que ocorreu no ano de 20012 quando questionei a aquisição da refinaria de Pasadena e tive a seguinte resposta da Ouvidoria e da Presidente Graça Foster: Serviço de Informação ao Cidadão Servi0xL187zo_de_Informa0xL187C6zo_ao_Cidad0xL1C6zo.PETROBRAS@ petrobras.com.br 31 de agosto de 2012 11:23 Responder a: atend41.ouvidoria@petrobras.com.br Para: jbap1@ig.com.br Prezado Sr. João, A Ouvidoria Geral, responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão no âmbito da Petrobras, recebeu, em 27/08/2012, os recursos por meio dos quais V.Sa. manifesta o seu inconformismo quanto à negativa de acesso às informações e documentos… Read more »