PETROBRÁS FAZ PRIMEIRA DESCOBERTA COMERCIAL NO PRÉ-SAL DA ÁREA DE MARLIM SUL
Na mesma noite que apresentou o seu resultado operacional do segundo trimestre, a Petrobrás também anunciou a descoberta de uma acumulação de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos, na área do Campo de Marlim Sul. Segundo a companhia, esta foi a primeira descoberta comercial de petróleo na região.
Ainda de acordo com a estatal, a descoberta foi realizada na perfuração do poço 6-BRSA-1349-RJS, informalmente denominado como Poraquê Alto, com profundidade final de 4.568m. O poço está localizado a 115 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em profundidade d’água de 1.107m.
“A descoberta foi confirmada por meio de dados de perfis, detector de gás, testes de formação a cabo e amostras de fluido. A análise dos dados atuais indica reservatórios carbonáticos com boas características de porosidade e permeabilidade, a 4.420m de profundidade e 45m de espessura com óleo”, explicou a companhia em nota.
Apesar da pequena coluna de hidrocarbonetos comparada à média do pré-sal, 9,9 vezes menor ou 45 m a notícia é alvissareira, pois a acumulação está situada numa área onde já há montada uma infraestrutura de produção e escoamento e assim o Capex do projeto será mui reduzido, pois muitos dos investimentos deixarão de ser feitos. Há entretanto enormes e ameaçadores poréns. Se o óleo tem contaminantes tipo CO2 e H2S na proporção média entre 10% a 12%, comum no petróleo encerrado nos microbiais, principalmente nas áreas mais próximas do continente, aí a porca torce o rabo, pois novos cálculos e… Read more »
Este poço é algo excelente se não tiver contaminantes.Por ora é somente promessas mas em em se tornando realidade é excelente não para o campo de Malim Sul mas para a Bacia de Campos que tem um extensão de camada do pré sal praticamente inexplorada. Em tempo , dependendo do tipo de petróleo, a infra estrutura existente não está prepara da para trabalhar com petróleo do tipo “sour” o que pode complicar sobre maneira o desenvolvimento. Infelizmente a BR corre risco de ser fatiada pleos destruidores de momento da empresa.