PETROBRÁS DETALHA NA COP26 OS SEUS PROJETOS FOCADOS EM REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CARBONO

Roberto ArdenghyA Petrobrás vai apresentar amanhã (4), na COP26, um pouco das soluções e tecnologias usadas pela empresa para produzir óleo e gás com baixa emissão de carbono no Pré-Sal da Bacia de Santos e os resultados dos projetos socioambientais da companhia voltados à mitigação da mudança do clima. Como noticiamos, a Petrobrás anunciou recentemente sua meta de atingir a neutralidade das emissões de suas operações em prazo compatível ao Acordo de Paris.

A transformação competitiva do setor de transporte é um esforço longo porque exige a substituição da infraestrutura. Precisamos olhar para o longo prazo, mas é importante agir rapidamente”, disse a gerente executiva de Mudança Climática da Petrobrás, Viviana Coelho. “Reduzir emissões cedo tem um efeito acumulado importante e precisamos ter em mente que um mesmo litro pode ser produzido com muito menos emissões do que outro. Valorizar o consumo de petróleo produzido de forma mais eficiente tem efeito imediato e bastante relevante na emissão mundial”, acrescentou.

A Petrobrás afirma que nos últimos 11 anos conseguiu reduziu em 47% as emissões de gases de efeito estufa na produção de cada barril de petróleo, atingindo no primeiro semestre de 2021 uma intensidade de carbono de 15,8 kgCO2e por barril de óleo equivalente. Segundo a empresa, a redução da queima de gás em tocha, ganhos de eficiência energética e projetos de captura, uso e armazenamento geológico de CO2 (CCUS), além do próprio perfil dos novos ativos e gestão de portfólio são alguns dos fatores que explicam o resultado.

Participar da COP-26 demonstra o compromisso da Petrobrás em fazer parte do diálogo global sobre mudança do clima e os desafios da descarbonização. Em todos os cenários da transição energética a indústria de óleo e gás terá papel importante nas próximas décadas, e acreditamos que a Petrobras está bem posicionada para ser uma empresa líder no esforço coletivo para atingirmos as metas ambiciosas no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima”, disse o diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade, Roberto Ardenghy (foto).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of