faixa - nao remover

PETROBRÁS DIVULGA NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE POÇO EM CARCARÁ, NA BACIA DE SANTOS

Baseada em amostras retiradas de até 6.131m de profundidade, a Petrobrás confirmou a presença de óleo abundante e de boa qualidade no prospecto de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos, a 232km do litoral do Estado de São Paulo. Trata-se do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), no bloco BM-S-8, com lâmina d’água de 2.027 metros de profundidade.

Embora o petróleo já tenha sido encontrado desde março de 2012, o poço continua sendo perfurado, agora a 6.213m de profundidade. O objetivo é determinar a amplitude dos reservatórios. Até o momento, descobriu-se uma considerável coluna de óleo, maior que 400 metros, formada por reservatórios contínuos. Demais estudos também comprovaram boa porosidade e permeabilidade dos reservatórios.

Embora a área total do reservatório ainda não tenha sido precisada, existe a perspectiva de que seja proporcional ao campo Lula. Segundo João Carlos de Luca (foto), presidente da Barra Energia, uma das parceiras envolvidas, o prospecto de Carcará é uma das descobertas mais significativas realizadas no pré-sal.

Operado pela Petrobrás, o consórcio também é composto pelas companhias Queiroz Galvão, Barra Energia do Brasil e Petrogal Brasil. Juntas, as empresas darão continuidade às atividades e aos investimentos, conforme o Plano de Avaliação aprovado pela ANP.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of