PETROBRÁS E ABIQUIM ANUNCIAM A CRIAÇÃO DE GRUPO DE TRABALHO PARA ESTIMULAR O SETOR QUÍMICO NACIONAL | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS E ABIQUIM ANUNCIAM A CRIAÇÃO DE GRUPO DE TRABALHO PARA ESTIMULAR O SETOR QUÍMICO NACIONAL

sede-petrobrasUnião de forças. A Petrobrás anunciou hoje (27) que vai criar um grupo de trabalho em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O objetivo da iniciativa é estudar medidas que contribuam para a revitalização do setor químico no país, a partir da elaboração de um plano integrado de retomada e consolidação. A primeira reunião do grupo acontecerá amanhã (28). O resultado do trabalho será apresentado ao governo, com o objetivo de mostrar que a indústria química e de fertilizantes enfrenta gargalos que vão além da estratégia de utilização de gás.

A Abiquim e a Petrobrás entendem que não há uma medida isolada que solucione a situação, mas convergem no entendimento de que são necessárias ações de diversos agentes para aprimorar a capacidade de concorrência da indústria química permitindo-a produzir a um custo competitivo, bem como adoção de medidas de inserção internacional, defesa comercial, e competitividade tributária”, disse a petroleira em um comunicado ao mercado.

A associação do setor químico afirma que matéria-prima, energia e tributação têm valores mais elevados no Brasil quando comparadas a países “price takers” (termo usado para definir países que aceitam o preço formado no mercado), representando 80% dos custos. No 1º quadrimestre de 2023, os volumes de produção e vendas recuaram ao patamar mais baixo dos últimos 17 anos. Perante igual período do ano passado, o nível de utilização da capacidade instalada foi de 67%, uma queda aproximada de 10 pontos percentuais. Todos os grupos de produtos químicos apresentaram recuo no uso da capacidade instalada nos quatro primeiros meses de 2023, em relação a igual período do ano anterior.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of