PETROBRÁS E BRASKEM PRORROGAM CONTRATO DE FORNECIMENTO DE NAFTA ATÉ FEVEREIRO
Diante do impasse para o estabelecimento do preço do nafta, Braskem e Petrobrás prorrogaram o atual contrato até fevereiro de 2015, com os mesmos valores atuais. Segundo a notada petroquímica, quando o novo contrato for assinado o preço será ajustado retroativamente em relação a 1º de setembro deste ano. A estatal pleiteava um reajuste de 5% a 10% no preço da nafta, com o objetivo de repassar os custos da importação do insumo, o que implicaria perda de competitividade da Braskem.
A Braskem disse que o aditivo ao atual contrato evitou a paralisação iminente da produção de centrais petroquímicas, o que trataria graves consequências. “A Braskem segue empenhada na identificação de uma solução estrutural que permita a assinatura de um contrato de longo prazo com a Petrobras que assegure a competitividade”, informou a companhia em nota.
A prorrogação do contrato foi a maneira que as empresas encontraram para evitar o fechamento das centrais petroquímicas em Mauá (SP) e Camaçari (BA), que passariam a operar com prejuízo se fosse aplicado o reajuste pedido pela Petrobrás. A interrupção do funcionamento das duas unidades significaria queda de 35% na produção da Braskem. Em fevereiro deste ano, as duas empresas já haviam prorrogado o contrato de fornecimento de nafta por seis meses.
Deixe seu comentário