COREANOS ASSINAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES SOBRE GNL NO RS
Foi assinado nesta sexta-feira um protocolo de intenções entre a Petrobrás, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e representantes das coreanas Samsung e Hyundai. O acordo é para um estudo, que será realizado nos próximos seis meses, sobre a viabilidade da implantação de um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) e também de uma fábrica de fertilizantes no estado.
O projeto, que teve seu custo estimado entre 2 e 5 bilhões de dólares, representa uma real possibilidade de aumentar em quase três vezes o volume de gás disponível no RS. O terminal deverá ter capacidade de produção de 7 milhões de metros cúbicos de gás por dia (MMm³/d), mais que o dobro do gás disponível hoje no estado. Desta produção, 2 MMm³/d serão consumidos pela fábrica de fertilizantes, e o restante será convertido em eletricidade para consumo industrial.
Apesar de ainda não possuir local certo, a provável escolha do estado do Rio Grande do Sul se deve ao fato do estado possui porto com boa estrutura e grande calado, necessário para o transporte marítimo de GNL. Além disso, o gás excedente poderá ser usado por outras empresas do pólo naval do RS. Porém, o principal objetivo do projeto, abastecer novas indústrias e também o sistema de eletricidade do estado, ainda não deve ser atingido na parceria inicial, e para isso devem ser incluídos um gasoduto e uma usina térmica no futuro.
Deixe seu comentário