PETROBRÁS E EQUINOR PODEM CONSTRUIR JUNTAS UMA USINA DE GERAÇÃO EÓLICA EM ALTO MAR
A Petrobrás está cada vez mais perto dos noruegueses da Equinor. As duas gigantes decidiram fazer um acordo e aproveitar a Rio Oil & Gas para assinar um memorando de entendimentos com o objetivo de desenvolvimento conjunto de negócios no segmento de energia eólica offshore no Brasil. No âmbito da parceria estratégica já firmada entre as duas empresas, a Petrobrás e a Equinor vêm investigando outras áreas potenciais de cooperação, incluindo desenvolvimento de iniciativas em energias renováveis. O diretor de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão da Petrobrás, Nelson Silva (foto), que também comanda a escolha dos ativos da companhia para serem privatizados, disse que “esse passo que demos hoje é motivo de orgulho para todos nós e fortalece ainda mais a nossa parceria estratégica com a Equinor. O Brasil tem um potencial imenso para geração de energia eólica em alto mar e queremos tirar proveito desse potencial junto com a Equinor, que é a empresa petroleira que tem a maior experiência no assunto, sempre observando a disciplina de capital e a lógica econômica”.
A realização de estudos conjuntos com a Equinor faz parte da estratégia da Petrobrás de desenvolver negócios de alto valor em energia renovável, em parceria com grandes players globais, visando à transição para uma matriz de baixo carbono. A Noruega tem uma boa experiência em desenvolver a geração de energia eólica offshore. Este memorando de entendimentos não estabelece obrigações para as partes empreenderem quaisquer negócios, mas indica a intenção das empresas em trabalhar conjuntamente para desenvolver projetos no segmento de energia eólica offshore.
A Petrobras já possui quatro parques eólicos onshore em parceria, no Estado do Rio Grande do Norte, totalizando 104 MW instalados. Esses parques foram negociados no Ambiente de Comercialização Regulado (ACR) no leilão de energia de reserva de 2009 e entraram em operação em 2011. A companhia também possui uma planta de pesquisa e desenvolvimento em energia solar fotovoltaica de 1,1 MW no Rio Grande do Norte, onde estão sendo avaliadas as operações de quatro tipos de tecnologia. A Equinor opera três parques eólicos ao longo da costa do Reino Unido, e está envolvida no desenvolvimento de outros projetos eólicos offshore no Reino Unido, Alemanha e EUA. A Equinor é pioneira no desenvolvimento de soluções para projetos de eólicas offshore para águas profundas. A companhia é também, líder mundial em captura e armazenamento de carbono.
Deixe seu comentário