PETROBRÁS E GOVERNO DO RIO ASSINAM MEMORANDO PARA PROJETO PILOTO DE EÓLICA OFFSHORE NO ESTADO
O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Petrobrás assinaram hoje (18) um memorando de entendimentos para estudar a implantação de um projeto piloto de eólica offshore. O documento foi assinado durante o evento Energy Summit, no Rio de Janeiro, pelo governador Cláudio Castro, pelo diretor de Transição Energética da Petrobrás, Maurício Tolmasquim, e pelo Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, Felipe dos Santos Peixoto.
O acordo com a Petrobrás prevê mecanismos de cooperação, com alinhamento do projeto aos programas e políticas estaduais. Como objetivo, o projeto-piloto possibilitará o teste e qualificação de novas tecnologias e incentivará a implantação de eólicas offshore no estado. “A Petrobrás tem um histórico de utilização intensa de tecnologia para a viabilização de grandes projetos em ambiente marítimo e a execução de projetos-piloto é uma das ferramentas de aquisição dos conhecimentos necessários, em conjunto com a iniciativa da maior campanha de mapeamento eólico offshore no Brasil”, disse Maurício Tolmasquim.
A petroleira detalhou que a construção de um projeto piloto de geração eólica no mar do Rio de Janeiro possibilitará o teste e qualificação de novas tecnologias. Isto contribuirá para a definição de elementos de aumento de competitividade e dos principais desafios a serem superados para o desenvolvimento de futuros projetos em escala comercial. Serão avaliados diversos aspectos da geração eólica offshore, de modo a identificar seus gargalos e desafios técnicos, considerando as particularidades de uma das regiões do país com maior potencial de geração offshore, que também apresenta potencial para integração com a descarbonização das atividades de E&P da Petrobras
Castro formalizou também o Projeto de Lei que cria a Política Estadual de Transição Energética. “A Política Estadual de Transição Energética definirá e coordenará as ações de transformação do setor de energia fluminense. O Estado do Rio tem uma matriz energética diversificada, relevantes vantagens competitivas, e oferece inúmeras e diversificadas oportunidades para o desenvolvimento do setor. Vamos transformar o Rio de Janeiro em referência na transição energética do país e garantir um futuro próspero para o estado, com desenvolvimento econômico e social”, disse o governador.
Deixe seu comentário