Naturgy
faixa - nao remover

PETROBRÁS E NOV UNEM FORÇAS PARA DESENVOLVER DUTOS FLEXÍVEIS RESISTENTES A ALTOS NÍVEIS DE CO₂ EM ÁGUAS PROFUNDAS

NOV, Jan RytterA Petrobrás e a empresa americana de serviços NOV assinaram um acordo pré-comercial para o desenvolvimento de dutos flexíveis projetados para aplicações em águas profundas com altos níveis de CO₂. A parceria tem como foco a criação de uma blindagem de aço inoxidável para combater a corrosão sob tensão (SCC, na sigla em inglês) causada pelo CO₂. Trata-se de um desafio persistente nas operações submarinas de óleo e gás.

O contrato prevê que a Petrobrás invista no desenvolvimento e na qualificação dessa nova tecnologia, trabalhando em estreita colaboração com a NOV para garantir que a solução atenda aos rigorosos padrões da indústria. O projeto está voltado para o desenvolvimento de risers e linhas de fluxo de 6 e 8 polegadas, utilizados na produção e injeção de gás, que sejam capazes de suportar altos níveis de CO₂ em ambientes de águas profundas.

Trabalhando de perto com a Petrobrás, desenvolvemos uma solução inovadora e prática para as demandas do mercado. Este contrato é uma prova de como a colaboração impulsiona avanços tecnológicos que, no fim das contas, beneficiam toda a indústria”, afirmou o diretor sênior de desenvolvimento de novos produtos da unidade de Sistemas de Produção Submarina (SPS) da NOV, Jan Rytter.

Segundo a NOV, a nova tecnologia não apenas resolverá o problema da corrosão sob tensão, mas também preservará as principais características dos dutos flexíveis convencionais — como facilidade de instalação e compatibilidade com embarcações e infraestrutura existentes — garantindo uma integração eficiente e econômica aos projetos da Petrobrás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of