PETROBRÁS E PARCEIRAS INICIAM NOVA ETAPA DE TESTES NO CAMPO DE MERO
Novidades no pré-sal. A Petrobrás e suas parceiras no consórcio de Libra anunciaram que começou uma nova etapa de testes de produção no campo de Mero. As companhias vão implantar o primeiro Sistema de Produção Antecipada (SPA) da área, com o objetivo de coletar dados e ampliar o conhecimento sobre o ativo.
“Libra é um dos maiores polos de produção offshore da indústria mundial e terá papel crucial para o aumento da nossa curva de produção. Com o avanço da etapa de desenvolvimento da área, nosso Plano de Negócios e Gestão prevê a entrada de quatro sistemas definitivos em Libra nos próximos cinco anos. Não há dúvida que temos uma perspectiva promissora pela frente”, disse a diretora de Exploração e Produção da Petrobrás, Solange Guedes.
O SPA será operado pelo FPSO Pioneiro de Libra, com capacidade de produzir diariamente até 50 mil barris de petróleo por dia (bpd) e 4 milhões de metros cúbicos de gás associado. Esta nova etapa sucede o Teste de Longa Duração (TLD), concluído em outubro. Naquela ocasião, o poço produtor alcançou uma vazão recorde de 58 mil barris de óleo equivalente por dia (boed). Para a Petrobrás, esses resultados foram determinantes para reunir informações técnicas do campo e reduzir incertezas.
Rumores sobre problemas: A entrada em operação do SPA ocorreu 71 dias após o consórcio de Libra interromper a produção do TLD para iniciar os preparativos do novo projeto, o que acabou gerando rumores sobre problemas técnicos. Originalmente, o consórcio previa que o sistema entrasse em operação em novembro, mas depois transferiu o cronograma do primeiro óleo para o dia 5 de dezembro, prazo que também acabou não sendo cumprido. Como o FPSO Pioneiro de Libra permaneceu na mesma posição, na prática o início de produção do SPA dependia apenas da desconexão da linha do poço injetor do TLD e… Read more »
COLAPSO PREMATURO DOS RISERS FLEXÍVEIS DO PRÉ-SAL: A entrada em operação do SPA ocorreu 71 dias após o consórcio de Libra interromper a produção do TLD para iniciar os preparativos do novo projeto, o que acabou gerando rumores sobre problemas técnicos. Originalmente, o consórcio previa que o sistema entrasse em operação em novembro, mas depois transferiu o cronograma do primeiro óleo para o dia 5 de dezembro, prazo que também acabou não sendo cumprido. Como o FPSO Pioneiro de Libra permaneceu na mesma posição, na prática o início de produção do SPA dependia apenas da desconexão da linha do poço… Read more »
58 mil barris dia num só poço. Sem comentários senhores deputados senadores e executivos de agora e futuros. Estamos vendendo algo com esta produtividade a preço de banana. Por que?