PETROBRÁS É SUSPENSA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
A Petrobrás foi suspensa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) por um prazo de 12 meses, segundo comunicado da instituição. A medida visa dar à estatal o tempo necessário para que assegure na prática a estabilidade e a eficácia de seu modelo de gestão.
No documento publicado, o conselho de administração do IBGC afirma reconhecer as mudanças que têm sido realizadas na diretoria da empresa, além dos esforços direcionados à apuração de denúncias da Operação Lava-Jato. Apesar da guinada positiva da companhia, o instituto aponta para o fato das medidas serem ainda recentes e não garantirem certeza acerca de sua eficiência ao longo do tempo.
O IBGC afirma também que não há evidências de que a Petrobrás adotou mecanismos robustos e efetivos para monitoramento do padrão de conduta ética em suas políticas. É necessário também, segundo o documento, que seja garantida a existência de controles independentes sobre esses mecanismos, supervisionados com regularidade pelo conselho de administração da empresa. A instituição disse ainda que não sabe como a companhia lidará com eventuais conflitos de interesses com o acionista controlador.
A Petrobrás afirma, no comunicado, que continua a empenhar seus melhores esforços no aprimoramento do seu modelo de gestão.
EIS UM DOS MOTIVOS QUE LEVARA A PETROBRAS DE SER SUSPENSA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: O desespero está generalizado no PETROLÃO a ponto do Escritório de advocacia Evaristo de Morais ter arrolado a advogada Mariana Fernandes, Gerente do Jurídico de Serviço da Petrobras e dezenas de Gerentes da Petrobras na defesa de Renato Duque, através Petição encaminhada em 6 de Maio de 2015 ao Excelentíssimo Senhor Juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, no âmbito da Lava Jato e investigações em curso na CPI do Congresso. Eis a relação de testemunhas: Mauro de Oliveira Loureiro Maurício de Oliveira… Read more »
SEGUE OUTRO MOTIVO: IRREGULARIDADE NA CONTRATAÇÃO DA ALUSA PARA CONSTRUÇÃO DA UNIDADE DE TRATAMENTO DE GÁS DE ANCHIETA DENOMINADA UTG SUL CAPIXADA NO ESPIRITO SANTO, EM 17/10/2007 SOB DOMINIO DO CARTEL DE EMPREITEIRAS COMANDADA PELO RICARDO PESSOA DA UTC. A Contratação da Alusa para construção da Unidade de Tratamento Sul Capixaba, no Município de Anchieta guarda semelhança ao ocorrido na contratação da Engevix na UTGC Fase II em Cacimbas. A partir de então, a Alusa seguiu a mesma sorte da Engevix e se tornou em mais um grande “player” no rol de Fornecedores da Petrobras e Grandes Construtoras no Brasil… Read more »
MAIS OUTRO: IMPROBIDADES E CORRUPÇÃO NA TRANSAÇÃO QUE SUBTRAIU MAIS DE UM BILHAO DE DÓLARES DA ESTATAL NA AQUISIÇÃO DA REFINARIA DE PASADENA-EUA. AUTOR DAS INFORMAÇÕES: ENGENHEIRO JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA, APOSENTADO DA PETROBRAS. INFORMAÇÕES PRELIMINARES: Foi reportado nesses dias que a Petrobras criou uma Gerência Executiva para a área internacional. A antiga Diretoria Internacional da Petrobras foi extinta pela Graça Foster em novembro do ano passado quando da criação da Diretoria de Governança, Risco e Conformidade, tão logo começou a serem detectadas as improbidades administrativas e corrupções generalizadas atreladas ao aparelhamento político, face as investigações desencadeadas pela Policia… Read more »