PETROBRÁS ECONOMIZA MAIS DE US$ 30 MILHÕES COM PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE PERFURAÇÃO
A Petrobrás informou que conseguiu reduzir custos no valor de US$ 30,8 milhões com o Programa de Diagnóstico de Problemas de Perfuração em Tempo Real (nome derivado da sigla em inglês Pressure While Drilling Analyzer – PWDa), desenvolvido pela companhia em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFP) e da Faculdade do Centro Leste (UCL), situada em Serra, no Espírito Santo.
O programa economizou um equivalente a 35,25 dias de trabalho de sondas com a detecção imediata de sinais que permitiram ações corretivas ou preventivas. Uma interpretação automatizada de dados é realizada por diversos sensores instalados nos sistemas de perfuração, fazendo que o programa reconheça situações indesejadas que podem ser evitadas.
Quando há indício de redução do desempenho de perfuração ou de aumento do risco de parada inesperada da perfuração, por exemplo, o software detecta tais comportamentos em tempo real e imediatamente sugere ações de prevenção para as equipes operacionais. Somente no ano de 2014, por meio do PWDa, foram acompanhados 71 poços e 1.471 dias de operação de sondas.
O Programa de Diagnóstico de Problemas de Perfuração em Tempo Real conta com serviço integrado de acompanhamento de perfuração 24 horas nos Centros de Suporte a Decisão (CSD) da Petrobras, no Parque de Tubos, em Macaé, e no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro
Deixe seu comentário