PETROBRÁS NEGA SUPERFATURAMENTO DE 1.800% EM TRECHO DO GASODUTO GASENE
A Petrobrás emitiu nota na noite desta terça-feira (07) negando superfaturamento no trecho entre Cacimbas (ES) e Catu (BA), maior trecho da rede de gasodutos Gasene. Segundo auditoria do Tribunal de contas da União, o custo do trecho ficou 1.800% acima do orçado inicialmente para as obras.
A companhia vai além, afirmando que o custo total da obra ficou “4,4% abaixo da estimativa orçada, utilizando-se um projeto básico robusto”. A estatal, no entanto, reconheceu um custo total do empreendimento “20% acima do valor contratado originalmente”.
A justificativa para um valor 20% acima do orçado foi devido a custos adicionais decorrentes de dificuldades de travessias de rios e estradas, maior presença de rochas, incidências de chuvas, greves e outros eventos, que aumentaram em dois meses o prazo de conclusão dos gasodutos.
As recentes denúncias que colocam a Transportadora Gasene S/A como “empresa de fachada” foram rechaçadas na mesma nota. A Petrobrás afirma que esse tipo de modelo de negócio – Sociedade de Propósito Específico (SPE) – é utilizado em todo o mundo, e que a própria companhia já utiliza desse modelo desde a década de 90, em projetos de E&P, transporte de gás e refino.
No entanto, segundo a ANP, a empresa criada (Transportadora Gasene S/A) utilizava como sede o escritório contratado para fazer a contabilidade do empreendimento, fato este considerado pela Petrobrás como sem nenhuma irregularidade. O proprietário do escritório, Antonio Carlos Pinto de Azeredo, assumiu a presidência da Transportadora Gasene, mas, em entrevista, afirmou que não contava com autonomia nenhuma, sendo apenas um preposto estatal.
A participação direta da atual presidente Graça Foster (foto) na implementação da rede de gasodutos Gasene foi apontada com base em documento de 2007, assinado pela então diretora de Gás e Energia. Neste documento fica explícito que a companhia estatal agia em nome e por conta da Transportadora Gasene.
O Gasoduto Gasene liga as malhas de gasodutos das Regiões Nordeste e Sudeste, com 1.387 quilômetros de extensão. Somente no último ano, foram transportados cerca de 15 milhões de m³/dia.
Deixe seu comentário