PETROBRÁS ENVIA AO TCU DOCUMENTAÇÃO DOS PROCESSOS DE DOAÇÃO DE IMÓVEIS DE GRAÇA FOSTER
A Petrobrás informou, nesta sexta-feira (22), que apresentou ao Tribunal de Contas da União (TCU) toda a documentação comprobatória dos processos de doação de três imóveis realizados pela presidente da companhia, Graça Foster (foto), em favor de seus filhos. Segundo a estatal, a documentação contém avaliações dos imóveis, obtenção de certidões, verificação do valor dos custos e tributos incidentes, elaboração das minutas de escrituras e sua posterior formalização, bem como os competentes registros imobiliários. A Petrobrás já havia negado, na quarta-feira (20), que Graça tivesse doado os imóveis com o intuito de burlar a decisão do TCU, que indisponibilizou os bens dos gestores da estatal.
Segundo reportagem do jornal O Globo, Graça Foster realizou duas operações. No dia 20 de março, um dia após a presidente Dilma Rousseff afirmar que apoiou a compra da refinaria de Pasadena por conta de um “parecer falho”, e outra no dia 9 de abril. Já as doações de Nestor Cerveró foram feitas no dia 10 de junho, 45 dias antes de o TCU determinar o bloqueio de seus bens e de mais 10 gestores da Petrobrás, em função de um prejuízo calculado em US$ 792,3 milhões.
Inicialmente, o TCU não incluiu o nome de Graça Foster na lista de responsáveis pelos prejuízos causados com a compra da refinaria de Pasadena, mas depois reconheceu que poderia ter se equivocado ao incluir o nome de um diretor que já não ocupava mais o cargo na época em que houve a compra. O tribunal iria reavaliar a questão na última quarta-feira (20), mas após as novas denúncias retirou de pauta o processo. A votação deverá ocorrer na próxima quarta (27).
Deixe seu comentário