faixa - nao remover

PETROBRÁS ESCOLHE O SEU NOVO DIRETOR DE GOVERNANÇA. O XERIFE DA EMPRESA

elekAgora é com ele.  A Petrobrás escolheu o nome do novo Diretor de Governança Risco e Conformidade: João Adalberto Elek Junior.
A escolha foi feita nesta terça-feira ( 13 ) pelo Conselho de Administração da empresa, que será trocado brevemente, de acordo com a vontade da presidente Dilma Rousseff.  o novo Diretor tem a missão de assegurar a conformidade processual e diminuir os riscos nas atividades da Petrobrás, como as de fraudes e corrupção, garantindo o cumprimento  das leis, normas, padrões e regulamentos, internos e externos à Companhia. Uma espécie de Xerife da empresa.

O Conselho de Administração da Petrobrás elegeu o novo Diretor, com base em lista tríplice de profissionais brasileiros pré-selecionados por meio de processo conduzido pela empresa Korn Ferry, especializada em seleção de executivos, que buscou profissionais de mercado com notório reconhecimento de competência na área. Do jeito que as coisas estão, ele será a palavra final em todos os contratos. O fiel da balança. Ou seja, terá mais poder do que a própria Graça Foster, presidente da companhia.

O mandato do Diretor de Governança, Risco e Conformidade será de três anos, podendo ser renovado, e sua destituição somente poderá ocorrer por deliberação do Conselho de Administração, com quórum que conte com o voto de pelo menos um dos Conselheiros de Administração eleitos pelos acionistas minoritários ou preferencialistas.

Além do Diretor de Governança, Risco e Conformidade participar das decisões da Diretoria Executiva da Petrobrás, as matérias a serem submetidas à deliberação deste colegiado deverão contar, necessariamente, com prévia manifestação favorável desse Diretor quanto à governança, gestão de riscos e conformidade dos procedimentos.

João Adalberto Elek Junior será um dos integrantes do Comitê Especial que atuará como interlocutor das investigações internas independentes conduzidas pelos escritórios Trench, Rossi e Watanabe e Gibson, Dunn &Crutcher. Os demais integrantes do Comitê Especial são a ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie Northfleet , que também pertenceu ao Conselho de Administração do Grupo EBX, de Eike Batista,  que está com as suas empresas em recuperação judicial,  e Andreas Pohlmann.

Nos próximos dias a Petrobrás formalizará a contratação do novo diretor. João Adalberto Elek Junior, que  foi Diretor Financeiro da Fibria Celulose onde exerceu as funções de relações com investidores, controle e gestão de riscos e finanças. Anteriormente foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da operadora de telecomunicações NET. Também passou pelos cargos de Diretoria Executiva e Financeira na operadora americana AT&T para o Brasil e América Latina, respectivamente. conta com aproximadamente 20 anos de experiência no Citibank, onde exerceu a posição de Diretor Financeiro na área de varejo. Ou seja, o mais próximo que esteve  de um barril de petróleo, foi numa bomba de gasolina.

É graduado em engenharia eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, MBA em Planejamento de Marketing pela COPPEAD/UFRJ e pós-graduado pela Columbia Business School Mergers and Acquisitions. Enfim, tudo a ver com a função que vai exercer.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of