PETROBRÁS ESCOLHE TRÊS ÁREAS DO PRÉ-SAL PARA EXERCER PREFERÊNCIA NAS DUAS PRÓXIMAS RODADAS
A Petrobrás informou na manhã desta quinta-feira (25) que decidiu exercer o direito de preferência sobre três das oito áreas do pré-sal que serão leiloadas pelo governo em 2017, comunicando ao Conselho Nacional de Política Energética, independentemente de qual consórcio seja vencedor das disputas. A empresa terá o direito de escolher se quer ser operadora, com uma participação mínima de 30% nos projetos. A companhia também já escolheu as áreas: Sapinhoá, da segunda rodada de licitações do pré-sal; e duas áreas da terceira rodada: Peroba e Alto de Cabo Frio Central. A Petrobras investirá R$ 810 milhões nos leilões, marcados para o fim de outubro, se permanecer com 30%.
O Campo de Sapinhoá é uma área já em produção, operada pela própria Petrobrás. O governo está leiloando um pedaço da reserva que se estende para fora da concessão original. Peroba está perto do campo de Lula, o maior produtor do país, também operado pela Petrobras. Já Alto de Cabo Frio Central fica em uma região ainda com pouca exploração no pré-sal. A empresa diz que o exercício de direito de preferência previsto em lei está alinhado com os fundamentos de seu plano estratégico da companhia. No primeiro leilão do pré-sal, que ofereceu a área de Libra, por exemplo, a empresa pegou uma fatia adicional de 10%, ficando com 40% do consórcio.
Acabo de ler no site ADVN “Após análise técnica, a Petrobras (BOV:PETR4) concluiu por exercer o direito de preferência nas áreas, unitizável adjacente ao campo de Sapinhoá, Peroba e Alto de Cabo Frio Central, com o percentual mínimo de 30% em cada área. O valor correspondente ao bônus de assinatura a ser pago pela companhia é de R$ 810 milhões…”. Óbvio que assim é colimado o prévio crime de não investir em Carcará Norte, melhor ativo a ser ofertado, apenas para não reconhecer a burrice dos grandes “gestores” Pullen Parente, Solange Guedes e demais, do grande séquito, de vender a… Read more »