PETROBRÁS ESTÁ MAIS PERTO DE INICIAR ATIVIDADES NA MARGEM EQUATORIAL, ONDE IRÁ INVESTIR US$ 2,9 BILHÕES
A Petrobrás está mais perto de iniciar atividades exploratórias na Margem Equatorial. A empresa declarou que deve começar a perfuração de poços ainda neste trimestre, conforme detalha o seu Plano Estratégico 2023-2027. Ao todo, a companhia planeja investir US$ 2,9 bilhões nos próximos 5 anos na região, com a perfuração de 16 poços. A chamada Margem Equatorial cobre uma área que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte. O primeiro poço da região será perfurado na Bacia da Foz do Amazonas. A Petrobrás pretende ainda perfurar dois poços na Bacia Pará-Maranhão a partir de 2026.
“Ao buscarmos uma nova fronteira exploratória, como a Margem Equatorial, nosso objetivo é adicionar reservas de óleo e gás, de acordo com a visão de futuro da companhia o que, consequentemente, estimulará o desenvolvimento econômico de toda a região”, explicou o gerente geral de Ativos Exploratórios da Petrobrás, Rogério Soares Cunha.
A Petrobrás informou ainda que está concentrando esforços e mobilizando os recursos necessários para a realização da chamada Avaliação Pré-Operacional (APO) – um simulado de emergência que é uma exigência do IBAMA para a concessão do licenciamento para a perfuração do poço Morpho, que será realizada a 175 km em relação à costa do Amapá e em lâmina d’agua de 2880m.
“A data para a realização da APO será definida em breve, junto ao IBAMA. Após a realização dessa atividade, a emissão da licença ambiental deverá ser emitida pelo Órgão Ambiental, para o início da perfuração do poço, no bloco exploratório FZA-M-59, em região do Amapá Águas Profundas”, disse a empresa em um comunicado.
Deixe seu comentário