PETROBRÁS FAZ PACERIA COM A GASTROMOTIVA PARA DISTRIBUIR 1,5 MILHÃO DE REFEIÇÕES EM QUATRO ESTADOS
Uma boa iniciativa para quem teve um lucro bilionário. A Petrobrás está apoiando a organização social Gastromotiva em uma parceria para ampliar o fornecimento de alimentação para pessoas em situação de insegurança alimentar em grandes centros urbanos, em cinco estados do país. A iniciativa, que prevê a distribuição de até 1,5 milhão de refeições, é uma das frentes de atuação do programa social da Petrobrás de acesso ao gás de cozinha, para onde a empresa irá destinar até R$ 300 milhões até o fim desse ano. Desde 2020, a organização desenvolve o programa Cozinhas Solidárias Gastromotiva, que tem como objetivo fornecer alimentação à população mais vulnerável através da implantação de cozinhas comunitárias lideradas por microempreendedores, cozinheiros, lideranças locais, organizações sociais e coletivos. Com a parceria, a Petrobras destinará até R$ 500 mil à Gastromotiva para a aquisição e a distribuição do botijão de gás para as cozinhas comunitárias, que irão produzir e distribuir quentinhas à população.
Para quem não conhece, a Gastromotiva foi fundada no Brasil em 2006 pelo chef e empreendedor social David Hertz. Ela tem como missão buscar transformar a vida de pessoas e comunidades através da alimentação. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho no Brasil e no México, a organização contribui para geração de impacto social positivo nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Gastromotiva já formou gratuitamente mais de 6,4 mil jovens para o mercado de trabalho, ofereceu educação nutricional para mais de 100 mil pessoas e resgatou do desperdício mais de 300 toneladas de alimentos que foram ressignificados em mais de 1,5 milhão de refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A previsão é de que sejam beneficiadas 77 cozinhas solidárias situadas em 16 municípios nos estados do Amazonas, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, com possibilidade de ampliação para cozinhas em outras regiões. Elas fornecerão refeições para indivíduos e famílias em situação de insegurança alimentar e pessoas em situação de rua em comunidades próximas a elas, incluindo regiões próximas de prédios administrativos da Petrobras.
A gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Rafaela Guedes (foto à direita), disse que a Petrobrás está muito motivada pela possibilidade de atuar em parceria com a Gastromotiva. “Muitos estão em condição de vulnerabilidade extrema. Fico emocionada ao testemunhar que nossas doações de gás de cozinha ajudam a fazer chegar alimento a quem necessita e muitas vezes sequer é visto pela sociedade”, afirmou.
Para David Hertz (foto principal), cofundador e presidente da Gastromotiva, essa parceria com a Petrobrás será a uma forma de mitigar o impacto econômico dos custos dos alimentos no orçamento das famílias de baixa renda que recebem as quentinhas da Gastromotiva. “Tenho ouvido recentemente o forte impacto desse custo na mesa do brasileiro em todas as regiões do país. A Petrobras será nossa aliada na missão de Combater a Fome e a Insegurança Alimentar no Brasil”, declarou.
Deixe seu comentário