PETROBRÁS FECHA CONTRATO PARA FORNECER PETRÓLEO PARA REFINADORA ESTATAL INDIANA
A Petrobrás assinou um contrato de fornecimento de petróleo com a refinadora estatal indiana Hindustan Petroleum Corporation (HPCL). O acordo, com validade de um ano, prevê a entrega de até seis milhões de barris. A assinatura ocorreu na Índia, durante missão oficial a Nova Délhi liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, que contou com a presença de executivos da Petrobrás e de outras empresas brasileiras.
Com esse novo contrato, a Petrobrás passa a fornecer petróleo para as três principais refinadoras estatais da Índia. Em fevereiro deste ano, a companhia já havia fechado acordo semelhante com a Bharat Petroleum Corporation (BPCL), também para volumes de até seis milhões de barris em um ano. A estatal brasileira mantém ainda um relacionamento comercial consolidado com a Indian Oil Corporation (IOC), maior refinadora indiana, para a qual exportou mais de 20 milhões de barris nos últimos dois anos.
“A Índia é, indiscutivelmente, um dos principais motores da economia global hoje — e será ainda mais no futuro próximo. É um mercado de grande relevância para o comércio internacional de petróleo, impulsionado por seu forte crescimento econômico e populacional, além de contar com capacidade de refino superior a cinco milhões de barris por dia e produção interna que cobre pouco mais de 10% da demanda”, afirmou o diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobrás, Claudio Schlosser.
Durante anos, as exportações da Petrobras para a Índia estiveram concentradas em refinarias privadas, com destaque para a Reliance Industries Limited (RIL), ainda parceira importante. Mais recentemente, a companhia tem direcionado esforços aos refinadores estatais, cujas plantas operam com óleos médios — tipo mais compatível com o perfil de exportação da estatal brasileira.
“O aumento da presença da Petrobras no mercado indiano é resultado do trabalho contínuo de desenvolvimento de novos mercados, conduzido por nossos escritórios comerciais em Singapura, Roterdã e Houston, sob coordenação do escritório central no Rio de Janeiro”, acrescentou Schlosser.
Além da Índia, a Petrobrás vem ampliando suas exportações de petróleo para Coreia do Sul, Singapura, Tailândia e, principalmente, para o mercado europeu. No segmento de derivados, as vendas têm crescido para África, Américas e Ásia. Atualmente, a Petrobras comercializa internacionalmente mais de dez tipos diferentes de derivados de petróleo.

publicada em 18 de outubro de 2025 às 5:00 




