PETROBRÁS FECHA UMA SÉRIE DE GRANDES ACORDOS COM A FUGRO E A DOF PARA CONTRATAÇÃO DE NAVIOS DE APOIO
A Petrobrás movimenta a cadeia do setor de óleo e gás. A estatal assinou quatro contratos de longo prazo com a holandesa Fugro, avaliados em aproximadamente US$ 340 milhões, para inspeção e monitoramento de infraestrutura submarina crítica no Brasil. Após um processo de licitação, a Fugro foi selecionada para operar os contratos com base em tarifas diárias. Cada um deles será vinculado a um navio específico — dois operados diretamente pela Fugro e dois por empresas parceiras — todos equipados com veículos operados remotamente (ROVs) da própria Fugro.
Os contratos terão início no quarto trimestre de 2025, com duração de quatro anos e possibilidade de prorrogação por mais um ano. Três deles, incluindo o do navio Fugro Aquarius, substituirão contratos atuais que expiram ainda este ano, mas com termos e condições mais vantajosos. O quarto contrato é novo.
Segundo a Fugro, os novos acordos permitirão ampliar suas capacidades de operações remotas, incluindo o pilotagem de ROVs a distância — técnica que foi usada pela primeira vez no Brasil a partir do Fugro Aquarius em 2023, em colaboração com a Petrobrás.
“Esses novos contratos demonstram o valor profundo da nossa parceria com a Petrobrás no setor offshore brasileiro. Ser escolhidos para esse trabalho crucial, que se estenderá por toda a década, reforça nosso compromisso com a inovação e com a excelência, enquanto colaboramos para garantir um futuro energético responsável e resiliente na região”, afirmou Céline Gerson, diretora do Grupo Fugro nas Américas e presidente da Fugro nos EUA.
NOVOS CONTRATOS PARA NAVIOS DE APOIO
A Petrobrás também concedeu dois novos contratos de longo prazo com DOF Group para o afretamento de um navio de apoio à ancoragem (AHTS) e um navio de apoio a ROVs (RSV).
O primeiro contrato é para o AHTS Skandi Logger. Construída em 2009 e com capacidade de tração de 250 toneladas (bollard pull), a embarcação foi contratada por quatro anos e iniciará suas operações com a Petrobrás em fevereiro de 2026.
O segundo contrato é para o navio Skandi Achiever, que atuará como RSV pelo período de quatro anos. O contrato prevê o uso de dois ROVs de classe de trabalho (WROVs) e guindaste submarino. A nova campanha terá início em dezembro de 2025, em continuidade direta com o contrato atual da embarcação com outro cliente no Brasil.
Deixe seu comentário