faixa - nao remover

PETROBRÁS FIRMA PARCERIA COM A GA DRILLING DE OLHO EM TECNOLOGIA PARA PERFURAR POÇOS COM NAVIOS MAIS LEVES E BARATOS

Kocis_IgorA Petrobrás decidiu pisar fundo no acelerador quando o assunto é a inovação e tecnologia em sondas de perfuração de poços. Desta vez, a petroleira brasileira entrou em um programa de cooperação técnica com a GA Drilling, fornecedora de tecnologia de perfuração profunda com sede na Eslováquia. O acordo, que envolverá também o Centro de Pesquisa da Petrobrás, o Cenpes, visa a reformulação do sistema de perfuração subterrânea para reduzir os custos e os riscos na construção de poços em aplicações de perfuração desafiadoras. De acordo com a GA Drilling, será possível perfurar poços offshore profundos e complexos a partir de um navio de intervenção leve, em vez de uma plataforma semi-submersível ou um navio-sonda. A empresa eslovaca afirma que isso pode reduzir os custos de construção de poços em 30%. Isso acontecerá dado a combinação da expertise da Petrobrás e da tecnologia da GA Drilling, que inclui um sistema de ancoragem e acionamento subterrâneo que formará a base de um sistema de perfuração autônomo com carretel.

Juntos, os benefícios de nossas tecnologias de perfuração resultam em maior eficiência, levando a custos mais baixos, menor pegada operacional e, em última análise, menor risco geral”, declarou o CEO e cofundador da GA Drilling, Igor Kocis. “Trabalhar com a Petrobrás e o Cenpes nos permite continuar o desenvolvimento a uma velocidade relâmpago, utilizando sua infraestrutura e ambientes de teste de ponta”, declarou o executivo.

A empresa de tecnologia de perfuração afirma que seu sistema melhora a eficiência da perfuração e permite a substituição dos tubos de perfuração convencionais por tubos contínuos em carretel, minimizando assim os perigos no manuseio de tubos, os tempos de tripping e o risco de controle do poço. Além dos sofisticados sistemas de automação e controle de perfuração, a comunicação em tempo real por wireline pode ser feita com a superfície, otimizando e impulsionando o processo de perfuração no fundo do poço.

SONDA 1Investir em tecnologias de perfuração é crucial para uma transição energética suave e eficiente. Tornando a perfuração ultra-profunda mais ambientalmente amigável e econômica com nossa tecnologia de ponta, não estamos apenas melhorando as operações atuais, mas também preparando o terreno para o futuro da energia limpa”, concluiu Kocis.

Como noticiamos na semana passada, a Petrobrás anunciou que pretende economizar até US$ 100 milhões anuais com a automatização parcial de sua frota de sondas de perfuração até 2030. A ideia da companhia é diminuir o tempo médio de perfuração de poços offshore, trazendo benefícios financeiros, de segurança e ambientais. A implementação da automação será realizada de forma gradual e planejada, nos próximos ciclos de contratação.

Além de reduzir custos, as sondas automáticas têm o potencial de aumentar a receita ao acelerar o cronograma de produção, embora esse avanço dependa de fatores como a construção da unidade produtora e a instalação do layout submarino. A perfuração automática também aumentará a segurança, minimizando a exposição dos trabalhadores à chamada “red zone”, a área de perfuração com maior risco.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of