faixa - nao remover

PETROBRÁS ESPIONADA PELO GOVERNO NORTE-AMERICANO

A Petrobrás também foi espionada pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Segundo informações veiculadas em reportagem do Fantástico, da rede Globo, documentos vazados da NSA pelo ex-colaborador da agência Edward Snowden mostram que a maior companhia brasileira teve sua rede privada de computadores invadida pelo braço do governo norte-americano. O fato confirma que as atitudes do serviço secreto não diziam respeito só à segurança, mas também a disputas comerciais e industriais daquele país.

Segundo especialistas, a espionagem dessa vez teve como alvo segredos tecnológicos estratégicos tanto em relação à exploração do pré-sal, quanto à tecnologia de perfuração em águas ultraprofundas, na qual a Petrobras é líder mundial. Além disso, os EUA pretenderiam conhecer o real potencial das reservas existentes no Atlântico Sul (Brasil e costa oeste da África), já que isso pode significar uma maior oferta de petróleo  fora do Oriente Médio.

Outra hipótese ainda seria munir as empresas norte-americanas de informações essenciais sobre as reservas brasileiras, o que traria grandes vantagens para essas companhias no leilão do prospecto de Libra, agendado para outubro. A área, localizada no pré-sal da Bacia de Santos, pode conter até 12 bilhões de barris de petróleo.

Interpelada, a Petrobrás disse que não irá se pronunciar sobre o assunto.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of