PETROBRÁS GARANTE PAGAMENTO DE BÔNUS DO LEILÃO SEM NECESSIDADE DE REAJUSTE NOS COMBUSTÍVEIS
As especulações vão a mil de todos os lados, mas presidente da Petrobrás, Graça Foster, garantiu nesta quarta-feira (23) que a empresa não depende de um aumento no preço dos combustíveis para arcar com sua parte no bônus de aquisição de Libra, no pré-sal. Os R$ 6 bilhões referentes aos 40% da área arrematada pela estatal em consórcio sairão do próprio caixa da companhia, segundo Graça.
A executiva ressaltou que a reunião do conselho de administração, presidido pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega, não tratou de reajustes nos combustíveis, mas apenas do futuro da exploração em Libra.
De acordo com Graça, o caixa da petroleira chegará ao fim do ano como o planejado, sem que a empresa necessite de aportes do tesouro. Além disso, destacou que a produção de petróleo da companhia deve aumentar no último trimestre do ano, quando acaba a fase de paradas para manutenção de plataformas.
Não procede a declaração da Presidente da Petrobras, Graça Foster em afirmar que a Petrobras tem caixa suficiente pra honrar o pagamento extraordinário de R$ 6 bilhões de reais no curtíssimo prazo de 40 dias apos o leilão, sem necessidade de aumento dos combustíveis. Ha que ser considerado os problemas recentes de caixa da Estatal, de pleno conhecimento do mercado: aquisição de derivados carburantes no mercado internacional revendidos com prejuízo no mercado interno, o elevado custo de investimento no pre-sal, gastos irrecuperáveis na aquisição da refinaria de Pasadena EUA, fatores esses que culminaram com o rebaixamento da classificação da Estatal… Read more »