PETROBRÁS INFORMA MAIS DOIS VAZAMENTOS DE PETRÓLEO AO IBAMA
A Petrobrás informou ao Ibama a ocorrência de novos vazamentos no Rio de Janeiro e no Ceará. O primeiro vazamento foi de óleo cru, no duto de escoamento da Plataforma Atum 2 para a Plataforma de Xaréu 3. A Petrobrás parou a produção do campo marítimo de Atum e interrompeu o escoamento do petróleo da plataforma. Foi necessária uma embarcação de resposta à emergência para realizar a despressurização do duto e a dispersão mecânica da mancha de óleo. O campo de Atum produz desde 1987 com destaque para o gás natural.
O outro acidente aconteceu na Bacia de Campos, no litoral do Rio. Segundo o Instituto, dez litros de água oleosa vazaram do convés do FPSO Cidade de Santos. Os petroleiros a bordo puderam ver manchas de óleo próximas à unidade que é operada pela Modec. Por acaso ou não, esta é a mesma plataforma em que foi registrado um derramamento de cerca de 70 litros de água oleosa em fevereiro deste ano, após uma parada programada das atividades para manutenção de equipamentos.
Segundo os operários, as manchas eram de até cinco metros, variando do brilho prateado para o brilho arco-íris. A Petrobrás fez apenas a dispersão mecânica e julgou que a mancha era de baixíssima espessura, dispensando operação de contenção e recolhimento.
Somente no mês passado, o litoral de Rio sofreu com dois derramamentos de óleo. O último aconteceu a 20 quilômetros de Maricá, quando 1,6 mil litros de óleo foram derramados em pleno mar, desaparecendo antes mesmo de avaliações técnicas. Antes disso, a Chevron teve sua licença de exploração suspensa após vazamento de petróleo no Campo de Frade, também na Bacia de Campos.
Deixe seu comentário