PETROBRÁS INICIA LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DO SISTEMA SUBMARINO DE BÚZIOS 5
A Petrobrás está movimentando o mercado de óleo e gás nos últimos dias com importantes anúncios. O mais recente é a abertura da licitação para a contração do sistema submarino do FPSO Búzios 5, que será instalado na Bacia de Santos, em lâmina d’água variando entre 1.537 metros e 2.190 metros. O período para entrega de propostas na concorrência já começou e a abertura das mesmas está programada para o dia 24 de outubro deste ano. A abrangência da licitação é nacional.
O sistema de produção de Búzios 5 prevê a interligação ao FPSO de 15 poços (8 produtores e 7 injetores), divididos em duas fases. O escopo da licitação aberta pela estatal visa implementar as interligações previstas para a primeira fase, que compreende 5 produtores, 5 injetores e 1 gasoduto de exportação. A Configuração típica dos risers será no modelo conhecido como “SLWR” – que são tubos de aço instalados com um conjunto de flutuadores que formam uma configuração em corcova e são ligados diretamente ao FPSO.
Como se sabe, a plataforma Búzios V será construída pela japonesa Modec. A unidade poderá processar diariamente 150 mil barris de óleo bruto, 6 milhões de metros cúbicos de gás, 240 mil barris de injeção de água e terá ainda capacidade mínima de armazenamento de 1,4 milhões de barris de óleo bruto. O primeiro óleo do projeto está previsto para 2022.
[…] 29. JUL, 2019 0 COMENTÁRIOS […]