PETROBRÁS INICIARÁ PESQUISA SÍSMICA DE SAPINHOÁ NO PRÓXIMO DOMINGO

petrobrasA Petrobrás dará início no próximo domingo (13) à primeira aquisição sísmica do projeto de monitoramento do campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos. A estatal fechou um contrato de US$ 118 milhões com a Seabed Geosolutions do Brasil, que conduzirá a pesquisa.

O contrato engloba a aquisição e processamento geofísico 3D e 4D. Os trabalhos que começam nesse mês envolvem a sísmica base (3D), com 575 km² de área. Já a aquisição sísmica monitora (4D), com 478 km² de área, está prevista para ser iniciada em 2024.

Os levantamentos sísmicos de Sapinhoá usarão a tecnologia de Ocean Bottom Nodes (OBN), que permite coleta de informações da jazida a partir de sensores instalados no leito oceânico. Segundo a Petrobrás, esses equipamentos ajudam a obter melhor resposta sísmica em áreas geologicamente complexas, como as do pré-sal.

“O levantamento de dados geofísicos 3D em diferentes momentos, ou a aquisição 4D, permite aos geocientistas e engenheiros de reservatório acompanhar o deslocamento dos fluidos, observar a variação de saturação de óleo e água e identificar efeitos da interação da rocha com fluido e o comportamento geomecânico dos reservatórios”, detalhou a petroleira.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of