Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

PETROBRÁS LANÇA A LICITAÇÃO DA P-91, QUE SERVIRÁ COMO HUB DE GÁS NO CAMPO DE BÚZIOS

Coletiva_Magda Chambriard (6)Nesta sexta-feira (3), dia em que completa 72 anos de existência, a Petrobrás iniciou a licitação para contratação do navio-plataforma (FPSO) P-91, que será instalado no campo de Búzios, na Bacia de Santos. A grande novidade é que a unidade servirá como hub de exportação de gás natural. Além disso, a P-91 será a 12ª plataforma dedicada de Búzios e deve consolidar o campo como a maior área produtora da empresa no Brasil, superando o campo de Tupi.

Além de processar e separar sua própria produção, a unidade terá capacidade de exportar gás proveniente de outras plataformas do campo que não foram originalmente projetadas para esse fim. O volume será direcionado ao Complexo de Energias Boaventura (antigo Comperj), em Itaboraí (RJ), por meio do gasoduto Rota 3. A nova plataforma será interligada a 16 poços — oito produtores e oito injetores alternados de água e gás — e terá capacidade de produzir até 180 mil barris de petróleo por dia e 12 milhões de m³/dia de gás natural.

Dar a largada na contratação do Búzios 12 justamente no dia do aniversário da Petrobras é simbólico: mostra a força da nossa capacidade de inovação e do trabalho de gerações de profissionais comprometidos com o país. Essa nova unidade amplia a oferta de gás natural para o mercado brasileiro, garantindo energia segura, competitiva e indispensável para a transição energética justa”, declarou a presidente da companhia, Magda Chambriard. “A P-91 já nasce com soluções para aumentar a oferta de gás para o mercado, reduzir emissões e aumentar a eficiência energética, refletindo a razão de ser da Petrobras: gerar riqueza para a sociedade brasileira com responsabilidade e sustentabilidade”, acrescentou.

O modelo de contratação adotado será o BOT (Build-Operate-Transfer), no qual a empresa escolhida será responsável pelo projeto, construção, montagem e operação do ativo por um período inicial, antes de transferir a operação à Petrobrás. As empresas interessadas terão 180 dias, a partir da publicação da Solicitação de Envio de Propostas (SEP), para apresentar suas propostas. O edital prevê um mínimo de 25% de conteúdo local.

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gilberto Rocha
Gilberto Rocha
1 mês atrás

O conteúdo nacional ainda está muito abaixo do esperado.

Alex
Alex
30 dias atrás

O canal é específico para notícias da petroleira brasileira, mas não se dá ao trabalho nem de saber que não se acentua mais o nome devido a deixar mais globalizado: PETROBRAS.

Hermes
Hermes
30 dias atrás

O nome da companhia, para seguir a regra ortográfica do nosso idioma, deve, sim, ser acentuada. Portanto, está correto grafar Petrobrás com acento.

Lucio
Lucio
28 dias atrás

Absurdo apenas 25% nacional, vai gerar empregos em Singapura, enquanto o Brasil tem potencial para construir aqui gerando empregos e renda para a população